A AGRICULTURA URBANA E SUAS FUNCIONALIDADES EM MONTES CLAROS, MG: PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Cristh Ellen Ferreira Pinheiro Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMOC
  • Helder dos Anjos Augusto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cledinado Aparecido Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio da Silva Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Oliveira Junior Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local, Universidade, Produção Agrícola Urbana.

Resumo

Este estudo buscou conhecer a realidade dos agricultores urbanos que comercializam sua produção de hortaliças e, a partir dessa investigação, propor ações de extensão e pesquisa a serem realizadas por uma instituição federal de ensino superior de Montes Claros. Especificamente, objetivou identificar em quais regiões da cidade há produção agrícola para comercialização; as principais funções da agricultura urbana na visão do agricultor; e quais as dificuldades enfrentadas por estes produtores. A análise permitiu propor ações de extensão e pesquisa, as quais têm como principal característica a multidisciplinaridade, devido, diante das demandas identificadas em campo, haver a necessidade de atuações de mais de uma área de atuação/curso, o que demonstra que a AU, além de suas funcionalidades já discutidas em pesquisas, também pode contribuir para o aprendizado acadêmico devido a integração de conhecimentos de várias áreas de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristh Ellen Ferreira Pinheiro, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMOC

Mestre em Sociedade, Ambiente e Território (UFMG), Administradora (UFMG) e Professora do curso de graduação em Administração das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMOC).

Publicado

2018-12-18

Como Citar

PINHEIRO, C. E. F.; AUGUSTO, H. dos A.; DIAS, C. A.; GONÇALVES, F. da S.; OLIVEIRA JUNIOR, M. A AGRICULTURA URBANA E SUAS FUNCIONALIDADES EM MONTES CLAROS, MG: PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MULTIDISCIPLINAR. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 92–141, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19034. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos