CAMINHOS MARCIAIS E EDUCAÇÃO INTEGRAL. ZHONG WUDAO E APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA DE HUMANIDADES.

Autores

  • Guilherme Amaral Luz Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Integral, Caminhos Marciais, Humanidades

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre as potencialidades e os limites de incorporação de práticas de “caminhos marciais” chineses em perspectivas modernas de educação integral, articuladas ao ensino-aprendizagem contextualizado de conhecimentos da área de humanidades. Reflete-se, primeiramente, a respeito dos desafios da educação integral nas políticas públicas brasileiras contemporâneas para, em seguida, abordar a proposta pedagógica do Zhong Wudao, do mestre Lin Zhong Yuan, contextualizando-a em seu tempo. Por fim, elabora-se um esboço de metodologia para a recontextualização do Zhong Wudao na contemporaneidade, reorientando-o para os objetivos da moderna educação conforme um paradigma de abertura antropológica do homem livre e ético para o mundo.

Biografia do Autor

  • Guilherme Amaral Luz, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor do Instituto de História (INHIS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMINHOS MARCIAIS E EDUCAÇÃO INTEGRAL. ZHONG WUDAO E APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA DE HUMANIDADES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 210–263, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19037. Acesso em: 13 maio. 2025.