CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (ACR) PARA O FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • MARIA SINARA FARIAS FACULDADES INTA
  • MILENA DE MELO ABREU Santa Casa de Misericórdia de Sobral –CE
  • KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE FACULDADES INTA

Keywords:

Acolhimento, Emergência, Extensão, Enfermagem.

Abstract

Este artigo tem como objetivo descrever vivências no serviço de Acolhimento e Classificação de Risco (ACR) de uma emergência adulta e relatar a sua importância e contribuições para a formação pessoal e profissional do acadêmico.  É um relato de experiência com uma abordagem qualitativa, realizado no setor de Emergência no bloco do Acolhimento do  Hospital de ensino e referência em politrauma da região Norte do Estado do Ceará Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A atividade vivenciada ocorreu no período de Três de Março de 2014 a 28 de Fevereiro de 2015.  Com a vivência no ACR foi possível destacar a importância da relação aluno-serviço para a formação profissional, esta que atua como precursora para o desenvolvimento de um bom profissional, ressalta-se também a influência desta atividade para o vínculo paciente-acadêmico-profissional que auxilia além do desenvolvimento profissional mas também pessoal e ainda a relevância para a aquisição de habilidades técnica e clínica. Assim, Percebe-se a relevância da integração ensino-serviço para uma formação profissional qualificada.

Author Biographies

  • MARIA SINARA FARIAS, FACULDADES INTA
    Acadêmica de Enfermagem pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • MILENA DE MELO ABREU, Santa Casa de Misericórdia de Sobral –CE
    Enfermeira. Coordenadora do Serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral –CE
  • KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE, FACULDADES INTA
    Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará

Published

2018-12-18

Issue

Section

Relatos de experiência

How to Cite

CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (ACR) PARA O FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 343–356, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19041. Acesso em: 25 dec. 2025.