A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DAS ENTEROPARASITOSES EM COMUNIDADE PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Maria Bianca Brasil Freire
  • Maria Jozelma Varela de Queiroz
  • JANE KELLY MOISÉS DA Silva
  • márcio adriano fernandes barreto
  • João Bezerra de Queiroz Neto
  • ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO UERN

Palavras-chave:

Educação em saúde, Doenças parasitárias, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Descreve um relato de experiência das ações do Projeto Ação e Prevenção: uma avaliação parasitológica em escolares da rede pública de ensino do município de Pau dos Ferros-RN na creche municipal “Saci Pererê”, desenvolvida com os escolares, professores e pais. Foram implementadas atividades com as crianças, pais e professores, através dinâmicas e  peça teatral que abordava a atuação das parasitoses no ambiente escolar. Foram aplicados questionários quanto ao perfil socioeconômico e realizado exames das amostras fecais das crianças. Os resultados dos exames das crianças verificou-se a presença dos seguintes protozoários: Giardia lambia, Endolimax nana, Entamoeba coli,entamoeba histolytica. Após as implementações educativas, foram entregues os resultados dos exames das crianças aos pais, os quais foram orientados à procurar a unidade básica de saúde para buscar o devido tratamento. Verificou-se a necessidade das ações voltadas para o combate às verminoses, orientando a comunidade acerca do reconhecimento das condições de saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO, UERN

ENFERMEIRADRA EM CIÊNCIAS DA SAÚDEPROFESSORA ASSISTENTE III DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMCEN/CAMEAM/UERN

Publicado

2018-12-18

Como Citar

FREIRE, M. B. B.; QUEIROZ, M. J. V. de; SILVA, J. K. M. D.; BARRETO, márcio adriano fernandes; QUEIROZ NETO, J. B. de; NASCIMENTO, E. G. C. D. A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DAS ENTEROPARASITOSES EM COMUNIDADE PRÉ-ESCOLAR. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 373–394, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19043. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência