CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: DESAFIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Noemi Ferreira Felisberto Pereira
  • Rosilene Alves da Silva Vitorini Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Palavras-chave:

Extensão. Currículo. Creditação. Comunidade. Demanda Social.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a curricularização da extensão, que por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), meta 12.7, deve ocorrer até 2024. A efetivação deverá ocorrer por meio da inclusão, na matriz curricular dos cursos de graduação, de 10% de créditos em participação em programas e projetos de extensão. Através de levantamento documental, da pesquisa bibliográfica e da participação cotidiana no trabalho extensionista, fez-se uma análise dos fundamentos teóricos que sustentam a creditação da extensão e um relato dos primeiros estudos para implantar a curricularização na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Conclui-se que a curricularização da extensão é muito mais que creditar a ações de extensão no histórico do aluno. Consiste em uma nova forma de pensar e ver os componentes curriculares. É o ensino vivenciado e ligado à práxis dos sujeitos envolvidos no processo de formação e às demandas da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Ferreira Felisberto Pereira

Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2008). Graduada em Gestão Pública pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC, 2010). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2010). Mestra em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE (2017). Doutoranda em Ciências Sociais e Humanidades pela UNIOESTE. Atualmente é técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Rosilene Alves da Silva Vitorini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004). Especialização em Educação Especial e Inclusiva - UNINTER (2013). Coordenadora e professora do curso de Formação de Docentes em nível Médio - (2011-2015). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental (2001-2010). Pedagoga responsável pela Divisão de Acompanhamento de Ações de Extensão (DAAEX), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-America.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. da S. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: DESAFIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos