PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ATENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (2007-2016)
Palavras-chave:
Uso de álcool e outras drogas, Redução de Danos, Extensão Universitária, Universidade.Resumo
Atualmente o abuso de drogas é reconhecido como um problema de saúde pública sendo que a universidade, por meio da extensão, pode se constituir um espaço adequado para abordagem deste tema. O presente trabalho tem como objetivo identificar estas experiências de extensão através de uma revisão da literatura, analisando as atividades a partir dos modelos de atenção à saúde de usuários de drogas e modelos de extensão. Foram identificadas 26 atividades de extensão, sendo 23,1% das atividades orientadas pelo modelo Psicossocial. Quanto aos modelos de extensão universitária, 61,5% das atividades foram classificadas como Transmissão de Conhecimentos. Apontamos a necessidade destas atividades incorporarem os princípios e práticas da Redução de Danos, aproximando-se, assim, do que vem sendo proposto, inclusive pelo Fórum de Pró-reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira (FORPROEX) como Troca de saberes, reconhecendo a possibilidade de produção de conhecimento compartilhado entre usuários, profissionais de saúde, docentes e estudantes.Downloads
Publicado
2019-07-24
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ATENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (2007-2016). Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19049. Acesso em: 22 dez. 2024.