PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ATENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (2007-2016)

Autores

  • Daniela Duarte Lima Universidade Federal da Bahia
  • Carmen Fontes Teixeira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Uso de álcool e outras drogas, Redução de Danos, Extensão Universitária, Universidade.

Resumo

Atualmente o abuso de drogas é reconhecido como um problema de saúde pública sendo que a universidade, por meio da extensão, pode se constituir um espaço adequado para abordagem deste tema. O presente trabalho tem como objetivo identificar estas experiências de extensão através de uma revisão da literatura, analisando as atividades a partir dos modelos de atenção à saúde de usuários de drogas e modelos de extensão. Foram identificadas 26 atividades de extensão, sendo 23,1% das atividades orientadas pelo modelo Psicossocial. Quanto aos modelos de extensão universitária, 61,5% das atividades foram classificadas como Transmissão de Conhecimentos. Apontamos a necessidade destas atividades incorporarem os princípios e práticas da Redução de Danos, aproximando-se, assim, do que vem sendo proposto, inclusive pelo Fórum de Pró-reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira (FORPROEX) como Troca de saberes, reconhecendo a possibilidade de produção de conhecimento compartilhado entre usuários, profissionais de saúde, docentes e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Duarte Lima, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga e especialista em atenção aos usuários de drogas (UFBA). Atualmente cursando o mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, no  Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (Universidade Federal da Bahia).

Carmen Fontes Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Médica, Mestre, Doutora (ISC-UFBA). Atua nas áreas de Políticas de Saúde, Planejamento e Organização de Serviços de Saúde, Gestão de Sistemas de Saúde, Recursos Humanos em Saúde e Vigilância da Saúde. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos e também do programa de pós-graduação em estudos interdisciplinares sobre a Universidade (Universidade Federal da Bahia). 

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

LIMA, D. D.; TEIXEIRA, C. F. PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ATENÇÃO AO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (2007-2016). Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19049. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos