MOVIMENTO TRATADO CIDADÃO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcus Vinicius Nascimento Schleder Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Movimento Tratado Cidadão, Integração Universidade e Sociedade.

Resumo

A análise da integração entre sociedade e universidades tem demonstrado a existência de dificuldades recorrentes na construção de um conhecimento acadêmico com caráter social, econômico e político que integre a formação profissional às necessidades sociais. Buscando facilitar essa relação, professores aposentados desenvolveram o Movimento Tratado Cidadão (MTC), que visa facilitar e potencializar a interação entre universidades, organizações e sociedade. Esse estudo busca relatar as ações desenvolvidas no MTC durante o ano de 2016 e primeiro semestre de 2017. Verificou-se que a busca pelo aperfeiçoamento das atividades realizadas desde a fundação do movimento, com a implementação de novas ações, resultou em novas abordagens de execução dos projetos existentes. Melhorou-se o planejamento das atividades e das estratégias de sensibilização e divulgação do Movimento, com elaboração do projeto “Espaços de práticas” e realização do Fórum do MTC. Os resultados corroboram a importância dessas atividades para sensibilização dos estudantes para uma formação focada na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria e mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Marcus Vinicius Nascimento Schleder, Universidade Federal de Santa Maria.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Administração (UFBA), Mestre em Administração (UFSC), Bacharel em Administração (UFSM), Universidade 

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

PEGORARO GAI, M. J.; NASCIMENTO SCHLEDER, M. V.; COSTA, V. M. F. MOVIMENTO TRATADO CIDADÃO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19050. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos