DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa UFMG

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ensino, pesquisa e extensão, Metodologia científica.

Resumo

Caracteriza-se como um relato de experiência sobre o Projeto de Extensão Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica: preparação para ingresso na Pós-Graduação, com vistas a demonstrar a importância da extensão no aprimoramento das atividades científicas.  Recorre a um estudo descritivo, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e apresentação de caso relatado. Os resultados reforçaram o potencial da extensão no desenvolvimento, melhoria e engajamento das universidades na vivência social, sobretudo no que tange à aplicação de atividades práticas para estimular o interesse e a formação de competências ao exercício de pesquisa e escrita científicas. Ao constatar a participação da comunidade externa em um curso voltado para estimular os alunos ao ingresso na Pós-Graduação, percebeu-se a relação indissociável entre extensão, pesquisa e ensino, e, a partir dessa articulação, a extensão estimula, possibilita e oportuniza novas formas em se produzir (pesquisa) e transmitir (ensino) o conhecimento científico a toda sociedade, rompendo qualquer tipo de limitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrando em Gestão e Organização do Conhecimento, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, UFMG

Bibliotecária atuante no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Mestrado em Educação a Distância. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, da ECI/UFMG.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

SANTA ANNA, J.; COSTA, M. E. de O. DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA CIENTÍFICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19051. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência