“SE BEBER, NÃO DIRIJA”: POPULARIZANDO OS EFEITOS DO ÁLCOOL EM UM EVENTO INTERATIVO

Autores

  • Maria Beatriz Rocha Aluna de graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM
  • Ohana Turcato Macacare Aluna de graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM
  • Karina Possa Abrahao 1) Laboratory for Integrative Neuroscience, Division of Intramural Clinical and Biological Research, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, NIH, Bethesda, MD 20892, USA. 2) Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Roberta Ekuni Professora Adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM

Palavras-chave:

popularização da ciência, extensão universitária, álcool

Resumo

O consumo de álcool pode aumentar o risco de acidentes de trânsito, mas a educação sobre seus efeitos pode promover reflexão quanto a evitar dirigir após seu consumo. Objetiva-se relatar os resultados de uma ação extensionista na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2017). O foco foi explicar para crianças e adolescentes os efeitos do álcool no organismo por meio de pôsteres informativos e as estatísticas dos acidentes com motoristas alcoolizados. Em seguida, os visitantes eram convidados a uma dinâmica de simulação de trânsito e dos perigos de beber antes de dirigir com os óculos simulador de embriaguez da 3B Scientific®. Como resultado, cerca de 110 visitantes interagiram no estande. Dentre os participantes, 98% deles responderam que “amaram” a dinâmica e 2% relataram que “gostaram”.  Espera-se que esse estande seja levado para outras escolas para auxiliar esse na educação sobre os efeitos do álcool de forma dinâmica e interativa.

Palavras-chave: popularização da ciência, extensão universitária, álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Rocha, Aluna de graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Ohana Turcato Macacare, Aluna de graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Karina Possa Abrahao, 1) Laboratory for Integrative Neuroscience, Division of Intramural Clinical and Biological Research, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, NIH, Bethesda, MD 20892, USA. 2) Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Biomédica pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Possui mestrado (2008) e doutorado (2012) pelo Departamento em Psicobiologia da UNIFESP. Fez um doutorado sanduíche na Wake Forest University, EUA. Primeiro pós-doutoramento no Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo (USP) e segundo no National Institute of Health (NIH), EUA. Atualmente é pesquisadora convidada no NIH, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism e acaba de assumir o cargo de Professora Adjunta no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

Roberta Ekuni, Professora Adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná - CLM

Professora Adjunta no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Luiz Meneghel.Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-24

Como Citar

ROCHA, M. B.; MACACARE, O. T.; ABRAHAO, K. P.; EKUNI, R. “SE BEBER, NÃO DIRIJA”: POPULARIZANDO OS EFEITOS DO ÁLCOOL EM UM EVENTO INTERATIVO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19054. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência