CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO PARA O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL: CURSO DE EXTENSÃO PARA MERENDEIRAS E SERVENTES ESCOLARES DE PARAGUAÇU-MG

Autores

  • Luiz Felipe de Paiva Lourenção Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Laysa Camila Bueno Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Tânia Mara Rodrigues Simões Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Educação Permanente.

Resumo

Introdução: O quadro epidemiológico das doenças relacionadas à alimentação aponta a necessidade de ações que envolvam outras áreas, além da saúde, representando um desafio aos países. Nesse contexto, torna-se fundamental o treinamento de profissionais envolvidos com a merenda escolar, para que possam ter consciência de seu papel na segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. Métodos:Foi aplicado um questionário para o público envolvido com a merenda escolar, a fim de avaliar os conhecimentos prévios e obter informações que levassem à escolha dos temas a serem abordados. O curso totalizou uma carga horária de 12 horas e abordaram-se temas como Ética e Relações Humanas, Educação Ambiental, Manipulação de Alimentos e Manual de Boas Práticas, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Elaboração de Cardápios Criativos para a Merenda Escolar, havendo também uma Oficina Dietética.Resultados: Participaram 57 funcionários, todos demonstrando grande interesse pelos temas teóricos trabalhados, havendo uma repercussão muito positiva. A atividade prática enriqueceu o curso, oferecendo uma visão diferenciada sobre o aproveitamento integral e utilização de sobras de alimentos, com preparações nutritivas e aplicáveis à merenda escolar. Conclusão:Percebeu-se a importância do processo de aprendizagem e reciclagem de conhecimentos no ambiente escolar, principalmente envolvendo atores indispensáveis ao preparo da alimentação oferecida aos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

LOURENÇÃO, L. F. de P.; BUENO, L. C.; CORDEIRO DE AZEREDO, E. M.; RODRIGUES SIMÕES, T. M. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO PARA O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL: CURSO DE EXTENSÃO PARA MERENDEIRAS E SERVENTES ESCOLARES DE PARAGUAÇU-MG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19057. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência