ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: PROJETO SOS PORTUGUÊS & ALDEIAS INFANTIS

Autores

  • Márcia Oliveira UFRN

Resumo

RESUMO: Com a recente onda de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu nos últimos anos neste país um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Neste trabalho queremos mostrar através de um breve relato a realização de um curso de português como língua de acolhimento oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis em Caicó/RN. Nosso principal objetivo será mostrar alguns dos métodos e atividades usadas além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, expectativas e desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguística da Paz, é como mostraremos como a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no proceso tiveram um rol importante para o sucesso deste projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Português como língua de acolhimento. Linguística da Paz Aplicada. Projeto SOS Português e Aldeias Infantis.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Oliveira, UFRN

Professora do Departamento de Letras do CERES - UFRNPós-Doutora pela University of TorontoDoutora pela Universidade Complutense de MadridLicenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

OLIVEIRA, M. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: PROJETO SOS PORTUGUÊS & ALDEIAS INFANTIS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19058. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência