ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE QUÍMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Atividades investigativas, Ensino de Ciências, Experimentação, Formação de professores, MetacogniçãoResumo
O presente trabalho é proveniente do curso de extensão denominado “Aulas Investigativas de Química para o Ensino Fundamental I”, realizado em universidade pública federal durante 3 meses. As temáticas abordadas se apoiaram em construir os conceitos que fundamentam atividades investigativas de química para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa construção, alunos do 5º ano de uma escola pública também tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade e vivenciar uma aula nesta perspectiva. Os resultados mostraram que a proposta do curso propiciou ampla discussão e compartilhamento de ideias entre todos os participantes, proporcionando uma reflexão nas práticas docentes e também reforçou a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário, pois os cursistas relataram a importância da formação continuada por meio do contato com a universidade.