ENSINO DA ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO
Palavras-chave:
Ensino da álgebra, Pensamento Algébrico, Educação Básica, Extensão, Professores de matemáticaResumo
Partindo do pressuposto que as concepções dos professores a respeito do ensino da álgebra exercem influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no ano de 2014 foi desenvolvido um projeto de extensão com oito professores de matemática, no município de XXXXX, da rede estadual de ensino, articulando as suas práticas com as pesquisas das autoras a respeito do pensamento algébrico, oportunizando momentos de repensar o ensino da álgebra na Educação Básica. Neste artigo apresentam-se os resultados tomando como base os depoimentos e as discussões sobre a prática dos professores, coletados no desenvolvimento do projeto. Como resultado observou-se que a organização do projeto de extensão, possibilitou destacar ações pedagógicas para repensar as mudanças no ensino da álgebra, bem como discutir fatores externos que influenciam diariamente suas práticas desenvolvidas em um ambiente social com propósitos próprios. Esse espaço de discussão e evidência da prática individual atesta o valor do trabalho conjunto que auxilia no desenvolvimento das tarefas profissionais.