ENSINO DA ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO

Autores

  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE
  • Tania Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Palavras-chave:

Ensino da álgebra, Pensamento Algébrico, Educação Básica, Extensão, Professores de matemática

Resumo

Partindo do pressuposto que as concepções dos professores a respeito do ensino da álgebra exercem influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no ano de 2014 foi desenvolvido um projeto de extensão com oito professores de matemática, no município de XXXXX, da rede estadual de ensino, articulando as suas práticas com as pesquisas das autoras a respeito do pensamento algébrico, oportunizando momentos de repensar o ensino da álgebra na Educação Básica. Neste artigo apresentam-se os resultados tomando como base os depoimentos e as discussões sobre a prática dos professores, coletados no desenvolvimento do projeto. Como resultado observou-se que a organização do projeto de extensão, possibilitou destacar ações pedagógicas para repensar as mudanças no ensino da álgebra, bem como discutir fatores externos que influenciam diariamente suas práticas desenvolvidas em um ambiente social com propósitos próprios. Esse espaço de discussão e evidência da prática individual atesta o valor do trabalho conjunto que auxilia no desenvolvimento das tarefas profissionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2012). Graduada em Licenciatura em Matemática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2001), especialista em Educação Matemática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2005) . Atualmente é Professora Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM da UFMS e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática, Políticas Públicas Educacionais

Tania Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). É professora associada do colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do programa de pós Graduação em Ensino, do campus de Foz do Iguaçu e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática do campus de Cascavel. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática,ensino de Matemática e formação de professores. Faz parte de grupo de pesquisa Formação de professores em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

ROSOTTI DE ANDRADE, S. V.; BASSOI, T. S. ENSINO DA ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19060. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência