PAPEL SEMENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Ayanda Ferreira Nascimento Lima ILES-ULBRA Itumbiara
  • Brener Rodrigues Bernardes ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO
  • Karina Santos Silva ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO
  • Paulo Victor Batista Toscano ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO
  • Marli Cândida Medeiros Rodrigues Colégio Estadual Dom Veloso Itumbiara-GO

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escolas. Papel semente.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi aplicar a técnica do papel semente como estratégia na abordagem da Educação Ambiental em escolas. A metodologia foi realizada seguindo três etapas: palestra abordando temáticas ambientais, enfatizando o desperdício de alimentos, reaproveitamento e reciclagem de papel (Etapa 1), oficina para fabricação do papel semente (Etapa 2) e testes de germinação de espécies vegetais no papel reciclado (Etapa 3). No total 42 alunos participaram da palestra e oficina onde foram fabricadas 50 folhas, entre as espécies Tabebuia alba (ipê amarelo) e Jacaranda caroba (caroba) destinadas para artesanato e para os testes de germinação, 2 folhas com sementes para cada espécie sendo: alface (Lactuca sativa), coentro (Coriandrum sativum), ipê amarelo (Tabebuia alba) e tomate (Solanum lycopersicum), os resultados foram positivos para todas as espécies testadas. A técnica do papel semente pode ser uma ação em projetos de Educação Ambiental nas escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayanda Ferreira Nascimento Lima, ILES-ULBRA Itumbiara

Doutoranda em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (ILES/ULBRA), Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (ILES/ULBRA), especialista em Ensino de Ciências da Natureza - Universidade de Brasília (UNB) e graduada em Ciências Biológicas (ILES/ULBRA). Atualmente é professora nível IV efetiva pela Secretaria Estadual de Educação e no Ensino Superior ILES/ULBRA. Tem experiência em Ensino Superior, Médio e Fundamental, atuando principalmente na disciplinas de Ciências (6º ao 9º ano), Biologia (1ª, 2ª e 3ª série) e disciplinas dos Cursos de Gestão Ambiental, Agronomia e Ciências Biológicas.

Brener Rodrigues Bernardes, ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO

Discente do Curso de Ciâncias Biológicas ILES-ULBRA Itumbiara-GO

Karina Santos Silva, ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO

Discente do Curso de Ciâncias Biológicas ILES-ULBRA Itumbiara-GO

Paulo Victor Batista Toscano, ILES-ULBRA ITUMBIARA-GO

Discente do Curso de Ciâncias Biológicas ILES-ULBRA Itumbiara-GO

Marli Cândida Medeiros Rodrigues, Colégio Estadual Dom Veloso Itumbiara-GO

Docente do Colégio Estadual Dom Veloso Itumbiara-GO

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

NASCIMENTO LIMA, A. F.; BERNARDES, B. R.; SILVA, K. S.; TOSCANO, P. V. B.; RODRIGUES, M. C. M. PAPEL SEMENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA APLICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19061. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência