QUATRO EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS: DESLOCAMENTOS ESPACIAIS E NARRATIVOS

Autores

  • Marcela Silviano Brandão Lopes Escola de Arquitetura- UFMG

Palavras-chave:

compartilhamento de saberes, processo cartográfico, ocupações urbanas autoconstruídas

Resumo

Neste artigo pretendemos fazer uma discussão sobre as formas de interação e interlocução entre o saber acadêmico e o saber não acadêmico, a partir de experiências desenvolvidas por meio da parceria entre grupos de pesquisa da Escola de Arquitetura da UFMG e um movimento de luta pela moradia, sustentadas na articulação do tripé pesquisa, extensão e ensino.  Elegemos quatro experiências extensionistas realizadas ao longo dos últimos seis anos, que serão analisadas a partir da constatação que, mesmo sem ter sido programado, houve, ao longo desse tempo, uma ampliação da escala de abrangência espacial das ações realizadas, acompanhada por um outro movimento, relativo ao alcance das contranarrativas mapeadas sobre as  ocupações urbanas autoconstruídas, visibilizadas e amplificadas por meio de cartografias coletivas,  cujo intuito foi o de complexificar o entendimento sobre esses territórios, muito vezes marcado exclusivamente pelo discurso da falta e da precariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Silviano Brandão Lopes, Escola de Arquitetura- UFMG

Engenheira civil (UFMG- 1986) e Arquiteta Urbanista (1995- Izabela Hendrix). Mestrado (NPGAU- 2009) e Doutorado (NPGAU- 2015). Professora adjunta do departamento de projetos da Escola de arquitetura da UFMG.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

LOPES, M. S. B. QUATRO EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS: DESLOCAMENTOS ESPACIAIS E NARRATIVOS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19062. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência