SENSIBILIZANDO JOVENS PARA A PREVENÇÃO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR ATRAVÉS DO TREINAMENTO DO PRIMEIRO ATENDIMENTO À PARADA CARDÍACA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Taís Rigotto Rahme Costa Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marília Taily Soliani Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • José Francisco Kerr Saraiva Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

prevenção, doenças cardiovasculares, educação em saúde

Resumo

O crescimento dos índices de obesidade e sedentarismo nas crianças e adolescentes do Brasil e do mundo é um fator alarmante para um aumento futuro de adultos com doenças cardiovasculares (DCV). O projeto de extensão universitária em questão, financiado pela PUC-Campinas, teve como objetivo a atuação na prevenção de risco cardiovascular dos jovens através de ações em Escolas de Campinas - SP no período de 2014 a 2016. Para isso, contou-se com um método inédito de sensibilização destes para a DCV, o treinamento de primeiro atendimento à parada cardíaca. Com isso, os jovens demonstraram maior interesse nas discussões acerca das consequências de hábitos de vida nocivos e sua relação com as DCV. Visto que o currículo escolar do ensino fundamental brasileiro concede pouco espaço à questões de educação em saúde, o ambiente escolar se mostrou propício as ações de prevenção e promoção a saúde cardiovascular das crianças assistidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Rigotto Rahme Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Acadêmica de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Marília Taily Soliani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Acadêmica de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

José Francisco Kerr Saraiva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

COSTA, T. R. R.; SOLIANI, M. T.; SARAIVA, J. F. K. SENSIBILIZANDO JOVENS PARA A PREVENÇÃO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR ATRAVÉS DO TREINAMENTO DO PRIMEIRO ATENDIMENTO À PARADA CARDÍACA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19067. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica