COMPARTILHANDO CUIDADO E AFETIVIDADE ENTRE IDOSOS E ESTUDANTES – NARRATIVAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Luciana Fernandes de Medeiros Facisa/UFRN
  • Ana Carolina Bezerra de Medeiros Facisa/UFRN
  • Liliana Gomes da Silva Facisa/UFRN
  • Isabelly Cristina Soares de Oliveira Facisa/UFRN
  • Loyanne Monyk Torres Costa
  • Gisely da Costa Araújo Facisa/UFRN
  • Ana Beatriz de Oliveira Chagas

Palavras-chave:

idosos, projeto de extensão, promoção de saúde

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de um projeto de extensão em andamento na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN). O projeto de extensão “Chá das Cinco – conversando e convivendo com idosos” tem como principal objetivo promover saúde durante o processo do envelhecimento através de atividades lúdicas e rodas de conversa. Ao longo de três anos, o projeto vem sendo executado pelas discentes e pela coordenadora, com encontros quinzenais e com uma variedade de ações, geralmente organizadas a partir da demanda dos idosos participantes. Observa-se que os participantes desenvolveram um vínculo com as discentes e isso vem contribuindo para o crescimento emocional e intelectual de todos. Ademais, os depoimentos, tanto dos idosos, como dos discentes, tem mostrado a importância desse tipo de trabalho para a aprendizagem sobre a complexidade do processo saúde-doença para além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Fernandes de Medeiros, Facisa/UFRN

Psicóloga e doutora em psicologia. Professora do curso de psicologia da Facisa/UFRN. Atua em psicologia clínica e suas interfaces com a saúde.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

MEDEIROS, L. F. de; MEDEIROS, A. C. B. de; SILVA, L. G. da; OLIVEIRA, I. C. S. de; COSTA, L. M. T.; ARAÚJO, G. da C.; CHAGAS, A. B. de O. COMPARTILHANDO CUIDADO E AFETIVIDADE ENTRE IDOSOS E ESTUDANTES – NARRATIVAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19078. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica