CARACTERIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA MULTICOMPONENTE PARA ADULTOS E IDOSOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Mariana Luciano Almeida Universidade de São Paulo/ Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Letícia Perticarrara Ferezin Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Átila Alexandre Trapé Universidade de São Paulo
  • Karine Pereira Rodrigues Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto
  • Jonatas Evandro Nogueira Universidade de São Paulo
  • Célia Ignácio Oliveira Universidade de São Paulo/Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
  • Carlos Roberto Bueno Júnior Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Programas, Atividade Física, Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças

Resumo

A prática regular de atividade física promove benefícios à saúde de adultos e idosos. Assim, torna-se importante a implementação de programas que levem ao estilo de vida ativo na envelhescência e velhice. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é descrever o funcionamento de um programa de atividade física para adultos e idosos em uma universidade pública do interior paulista (EEFERP-USP). No ano de 2013 o Núcleo de Estudos em Saúde, Genética e Educação Física (NESGEF) deu início ao Programa de Educação Física para Idosos (PEFI), atualmente composto por dois subprogramas: treinamento multicomponente e treinamento concorrente. Trata-se de um programa recente que atende atualmente 80 indivíduos e com perspectiva de ser permanente. Seus participantes têm apresentado resultados satisfatórios nas avaliações realizadas, como melhora em parâmetros mentais, da aptidão física, sanguíneos, pressão arterial e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-24

Como Citar

ALMEIDA, M. L.; FEREZIN, L. P.; TRAPÉ, Átila A.; RODRIGUES, K. P.; NOGUEIRA, J. E.; OLIVEIRA, C. I.; BUENO JÚNIOR, C. R. CARACTERIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA MULTICOMPONENTE PARA ADULTOS E IDOSOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19080. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica