O PENSAR, O FAZER E O CRITICAR NA EXTENSÃO: “LEISHMANIOSE” EM FOCO

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
  • Valéria de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
  • Marília Nalon Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Larisse Martins Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
  • Diego Machado de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Leishmaniose. Sala de espera. Visita domiciliar

Resumo

O presente estudo traz um recorte analítico de vivências do Projeto de Extensão Sala de Espera. Direcionada pela demanda do serviço local, coube à equipe extensionista, norteada pela temática “Leishmaniose”, o desenvolvimento de três atividades: Sala de espera, Roda de conversa com Agentes Comunitários de Saúde e Visitas domiciliares. Utilizando-se do instrumento “TPC”, a dinamização das ações foi sistematizada em três tempos sequenciados: “O pensar”, “O fazer” e “O refletir”. Baseando-se na análise dos resultados alcançados, a equipe extensionistas consagrou todas as atividades como exitosas, dedicando esta conclusão não apenas aos pontos positivos levantados, pelo contrário, reconheceram nos erros um papel fundamental para um aprendizado mais coerente com a realidade. Em conclusão, o trabalho reforça o papel da extensão universitária em prol de uma formação acadêmica mais contextualizada e humanizada. Afinal, extensão é isso, é inserir vida no ensino superior, é dinamizar espaços em prol da tão almejada interface ensino-serviço-comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares

Professor do Núcleo de disciplinas de Saúde Coletiva do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

ALMEIDA, L. E. de; OLIVEIRA, V. de; PEREIRA, M. N.; AGUIAR, L. M.; OLIVEIRA, D. M. de. O PENSAR, O FAZER E O CRITICAR NA EXTENSÃO: “LEISHMANIOSE” EM FOCO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19084. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica