O ARTESANATO NO PROJETO SENSIBILIZARTE: POTENCIALIDADES NA PRÁTICA DA HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Isabela Caroline Machado Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiola da Silva Miranda Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

humanização, artesanato, formação em saúde, cuidado em saúde

Resumo

A humanização, a partir dos pressupostos da Política Nacional de Humanização, se configura como um tema que deve ser abordado na formação em saúde. Para tanto, tem-se na Universidade Estadual de Londrina o projeto de extensão Sensibilizarte que busca proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a humanização em saúde, por meio de quatro frentes de atuação (música, contação de histórias, artesanato e palhaço). A partir desta experiência, objetiva-se apresentar e discutir as atividades da frente do artesanato, que propõe a confecção e entrega de artesanatos nos leitos do Hospital Universitário e Hospital do Coração. Para capacitação dos discentes, realiza discussões de texto, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. Pôde-se observar que a participação no projeto possibilita o engajamento no processo de humanização, formando profissionais mais capacitados e qualificados na temática, além de favorecer a oferta de um cuidado humanizado ao público atendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Caroline Machado, Universidade Estadual de Londrina

Bolsista de Extensão da Fundação Araucária; Graduanda em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina

Fabiola da Silva Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Residente em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

MACHADO, I. C.; DA SILVA MIRANDA, F.; BONAFÉ SEI, M. O ARTESANATO NO PROJETO SENSIBILIZARTE: POTENCIALIDADES NA PRÁTICA DA HUMANIZAÇÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19086. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica