YOGA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR – RELATO DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rosangela Maria Greco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Heloísa Campos Paschoalin Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Denise Cristina Alves de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Mazzoni da Costa Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andrea D'amoré
  • Amanda Soares de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Saúde do Trabalhador. Educação em Saúde. Terapias Complementares

Resumo

Introdução: O Projeto de Extensão Conversas com Trabalhadores: prevenindo a doença e promovendo à saúde, vem ao longo de seus 10 anos discutindo temas variados sobre saúde e trabalho. Devido ao crescente debate sobre a utilização de práticas não convencionais, considerou-se importante discutir, com os participantes sobre tais práticas. Objetivo: descrever a experiência de uma atividade educativa com trabalhadores sobre a utilização do Yoga e seus benefícios nos âmbitos laboral e pessoal.  Método: relato de experiência de uma atividade educativa com trabalhadores afastados do trabalho sobre o Yoga. Participaram desta atividade professores, alunos, treze trabalhadores e dois professores de Yoga. Resultados: apresentar uma prática integrativa e complementar de saúde possibilitou que os trabalhadores tivessem contato com uma forma diferenciada de busca do equilíbrio físico e mental. Conclusões: a prática do Yoga é uma possibilidade de promoção e reabilitação da saúde do trabalhador, podendo ser realizada no trabalho ou fora dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Maria Greco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Titular do Depertamento de Enfermagem Básica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Heloísa Campos Paschoalin, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamaneto de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Denise Cristina Alves de Moura, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora

Fernanda Mazzoni da Costa, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Andrea D'amoré

Professor de Yoga

Amanda Soares de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-24

Como Citar

GRECO, R. M.; PASCHOALIN, H. C.; MOURA, D. C. A. de; COSTA, F. M. da; D’AMORÉ, A.; OLIVEIRA, A. S. de. YOGA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR – RELATO DA EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19090. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica