ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PAZ NUMA ESCOLA QUILOMBOLA

  • Vanessa Cedraz dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • AISIANE CEDRAZ MORAIS Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • SINARA LIMA SOUZA Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • ROSELY CABRAL CARVALHO Professora Titular, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),
Palavras-chave: Extensão Comunitária. Adolescente. População Negra. Direitos Humanos Coletivos.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência do Programa “Diagnóstico da violência e estratégias de construção da paz nas escolas municipais de Feira de Santana”, desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde (NIEVS), da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Esta extensão destaca-se pelo recorte inédito de desenvolvermos ações em uma comunidade rural e quilombola, envolvendo 508 adolescentes. Foram realizadas oficinas com os temas: adolescência, violência e violência escolar, raça, racismo e identidade quilombola e construção da Paz. Foi possível compreender a importância das atividades extensionistas, seja para a comunidade envolvida e graduando, na medida em que contribui para uma formação de uma visão mais crítica e holística das necessidades de comunidades específicas. Observou-se participação ativa dos adolescentes nas atividades, inclusive sugerindo temas que não estavam inclusos no projeto, como sexualidade; sexo e saúde. Acima de tudo, esta atividade possibilitou interação da universidade com uma comunidade quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cedraz dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Graduanda do curso de Enfermagem, Departamento de Saúde - DSAU - UEFS, Bolsista PIBEX do Núcleo Interdisciplinar de Estudo sobre Vulnerabilidades em Saúde - NIEVS/UEFS.Endereço: Caminho 38, casa 06, 1° andar, Conjunto Feira VI, Campo Limpo, CEP: 44034-302, Feira de Santana - BA. Tel. (75) 999041382.
AISIANE CEDRAZ MORAIS, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisadora do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde) da UEFS e do CRESCER (EE/UFBA).
SINARA LIMA SOUZA, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisadora do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde) da UEFS.
ROSELY CABRAL CARVALHO, Professora Titular, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),
Pós-Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador, Professora Titular, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisadora do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde) da UEFS. E-mail: .
Publicado
2019-12-11
Seção
Relatos de experiência (até 15 páginas)