AÇÕES DE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ACESSIBILIDADE NO PROGRAMA PARADESPORTO DA CIDADE DE BLUMENAU

Autores

  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler undação Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0001-7286-3129
  • Anamaria Araujo da Silva Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Aurélio Faustino Hoppe Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Bisio Mattos Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Stella Maris Martins Cruz Castelo de Souza Nemetz Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Carlos Roberto de Oliveira Nunes Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Mahasiãh Raimundo Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Mateus Artur Pereira Nuss Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Andréia Nathalli Spiess Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Gabriela Frischknecht Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Beatriz Germer Baptista Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Nathana Luana Hoffmann Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Paola Ruana Haupt Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Ruan Jupiaruma Dos Santos Scharf Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Giselle Margot Chirolli Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19298

Palavras-chave:

Programa Paradesporto, Educação em saúde, Formação, Acessibilidade, Multiprofissionalidade

Resumo

Este artigo procura apresentar uma experiência de extensão desenvolvida entre os anos de 2018 e 2019 pelos cursos de Psicologia, Ciências da Computação, Nutrição e Arquitetura, junto ao Programa Paradesporto desenvolvido na cidade de Blumenau. A partir de diversas ações multiprofissionais, essa experiência procurou intensificar estratégias voltadas para a formação, a educação em saúde e a acessibilidade de educadores, paraatlétas e familiares a partir de uma perspectiva de promoção da cidadania e da articulação entre a Universidade Regional de Blumenau e as demandas recolhidas pelos participantes do programa paradesporto.  Destaca-se a importância e necessidade dessas ações voltadas para o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, seus familiares e demais atores vinculados ao Programa Paradesporto em Blumenau. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, undação Universidade Regional de Blumenau

Bacharel em Psicologia pela UNESC (2007), Mestre em Psicologia pela UFSC (2011), Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor efetivo do curso de Psicologia da FURB desde agosto de 2018; É Professor titular do Mestrado em Educação da FURB; Autor do livro: Michel Foucault e a Ética do Cuidado de Si: desdobramentos históricos e desterritorialização da subjetividade (São Paulo/Baraúna, 2010); É um dos organizadores do Livro Michel Foucault e as Ciências Humanas: transversalidades, leituras, apropriações (Curitiba, CRV). Desenvolve pesquisas arqueológicas e genealógicas a partir do pensamento de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Gilles Deleuze. É membro, desde outobro de 2016, do Grupo de Trabalho de Filosofia Política Contemporânea vinculado a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Integra desde 2015 o Grupo de Pesquisa em Ética, Biopolítica e Alteridade vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia na UNISINOS. É membro, do Grupo vinculado ao CNPq intitulado Deleuze, Guattari e Foucault: elos e ressonâncias vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da UNESP de Assis. Integra desde 2018 o LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - vinculado a FURB.

Anamaria Araujo da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional de grupos etários, alimentação da gestante, alimentação escolar, educação nutricional e Nutrição estética.

Aurélio Faustino Hoppe , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem conhecimento na área de Ciências da Computação, com ênfase em Processamento de imagens, Tecnologia Assistiva e Robótica.

Luciana Bisio Mattos, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Saúde da Família e Comunidade - Residência Integrada em Saúde Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Doutora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA. Até julho de 2014 estava trabalhando com Apoio Institucional na Coordenação de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul e de 2015 a final de 2016 esteve como Gerente Executiva do Curso de especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UFCSPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comunitária, Apoio Institucional, Psicologia Clínica e Saúde Mental coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde - SUS, Atenção Primária em Saúde, Apoio Institucional, Saúde Comunitária, Educação Permanente em Saúde e Autorregulação em Saúde. Recentemente esteve como Bolsista CAPES realizando Doutorado sanduíche na Universidade do Minho, Braga Portugal (GUIA - Grupo de Investigação em Autorregulação - Escola de Psicologia). Atualmente está como Professora Universitária do quadro do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Stella Maris Martins Cruz Castelo de Souza Nemetz , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1999) e Direito (1992) pela Universidade Regional de Blumenau. Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Regional de Blumenau (2005). Docente no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau, nas disciplinas de Desenho Arquitetônico, Tecnologia da Arquitetura e Ateliê. Arquiteta na empresa Módulo 2 Arquitetos, em Blumenau-SC.

Carlos Roberto de Oliveira Nunes, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005). Docente de tempo integral da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Experiência em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte. Professor do Mestrado em Saúde Coletiva da FURB. Diretor do Centro de Ciências da Saúde da FURB, eleito para o quadriênio 2018-2022.

Mahasiãh Raimundo , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Atualmente é bolsista via FUMDES em psicologia na Incubadora Técnológica de Coopertativas Populares da Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, onde realiza trabalhos relacionados ao núcleo de Saúde Mental e também relacionados a cultura e arte. Tem experiência também em atividades relacionadas educação em sáude direcionado para pessoas com deficiência.

Mateus Artur Pereira Nuss, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduando em Psicologia na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Andréia Nathalli Spiess, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda em Nutrição na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Gabriela Frischknecht , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Psicóloga graduada pela Universidade Regional de Blumenau/FURB. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista CAPES/DS), na área de Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Atuação profissional atual em Psicologia Clínica e Esportiva, Professora Universitária no Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (PSPS). Experiência profissional no trabalho psicológico com atletas de modalidades individuais e coletivas; com pesquisas em Avaliação Psicológica, especificamente na área de Psicologia do Esporte, e docência em cursos de Psicologia, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

Beatriz Germer Baptista, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Atualmente é aluna da graduação em Nutrição da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e bolsista de extensão da FURB, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, alimentação, materno infantil e nutrição esportiva. Integrante do Centro Acadêmico de Nutrição da FURB, membro do Comitê de Ética em pesquisa em seres humanos e membro discente do Colegiado do Curso de Nutrição

Nathana Luana Hoffmann, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda de Nutrição na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Paola Ruana Haupt, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda de arquitetura na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Ruan Jupiaruma Dos Santos Scharf, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduando de Psicologia na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Giselle Margot Chirolli, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Coordenadora do Programa de Paradesporto de Blumenau

Referências

Amaral, L. A. Pensar a diferença/deficiência. (1994). Brasília: CORDE.

Araújo T. A. M. Vasconcelos A. C. C. P. Pessoa T. R. R. F. Forte, F. D. S. (2017). Multiprofessionality and interprofessionality in a hospital residen-ce: preceptors and residents’view. Interface (Botucatu). 21(62), 601-613. Recuperado em 14 de fevereiro, 2020, de http://www.scielo.br/scielo.php?pi-d=S1414-32832017000300601&script=sci_abstract.

Araújo, P. F. (1997). Desporto adaptado no Brasil: origem, institucionalização e atualidade. Tese de doutorado em Estudos da Atividade Física e Adaptação, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.

Brasil. (1999). Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a in-tegração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Recuperado em 4 novembro, 2019, de https://www.planalto.gov.br/.

Brasil. (2012). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiên-cia. Cartilha do Censo 2010: Pessoas com Deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD. Recuperado em 04 de novembro, 2017, de http://www.unievangelica.edu.br/novo/img/nucleo/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf

Canguilhem, G. (1995). O Normal e O Patológico. Rio de Janeiro: Forense-Univer-sitária. Costa S. A. A., et al. (out./dez.2013,). Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Rev Bras Educ Fís Esporte. 27(4), 679-687.

Diniz, D.; Medeiros, M.; Barbosa, L. (Org). (2010). Deficiência e Igualdade. Brasília: Letras Livres: Ed. UNB.

Foucault, M. (1975). Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes.Fundação Universidade Regional de Blumenau (Blumenau). FURB é Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina. FURB, 31 jan. 2020.

Machado, M. C. M. Chirolli, G. M. Nunes, C. R. O. (2017). Paradesporto Escolar no Município de Blumenau/SC: inclusão e acessibilidade para todos. Revista Eletrônica de Extensão.14(25),103-123. Recuperado em 14 de fevereiro, 2020, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/ extensio/article/view/1807-0221.2017v14n25p103.

Santos, M. P. Contributos da Extensão Universitária Brasileira à Formação Aca-dêmica Docente e Discente No Século XXI: Um Debate Necessário. Conexão UEPG. 6 (1), p. 10-15, 2012.

Sawaia, B. (1999). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da de-sigualdade social. Rio de Janeiro: Vozes

Publicado

2020-12-30

Como Citar

SOLER, R. D. de V. y; SILVA, A. A. da .; HOPPE , A. F. .; MATTOS, L. B. .; NEMETZ , S. M. M. C. C. de S. .; NUNES, C. R. de O.; RAIMUNDO , M. .; NUSS, M. A. P. .; SPIESS, A. N. .; FRISCHKNECHT , G. .; BAPTISTA, B. G. .; HOFFMANN, N. L. .; HAUPT, P. R. .; SCHARF, R. J. D. S. .; CHIROLLI, G. M. AÇÕES DE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ACESSIBILIDADE NO PROGRAMA PARADESPORTO DA CIDADE DE BLUMENAU. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 246–273, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.19298. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19298. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos