INTEGRAR

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM CURSINHO POPULAR UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Thiago Vinícius Toledo Instituto Federal de Minas Gerais
  • Douglas de Oliveira Costa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Aline de Souza Oliveira Capato Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19449

Palavras-chave:

Cursinho popular, Universidade, Inclusão social

Resumo

Historicamente, o acesso ao Ensino Superior no Brasil é marcado pela exclusão e pelo elitismo, principalmente em relação à população socioeconomicamente vulnerável. Este trabalho detalha a experiência do Cursinho Popular Integrar, desenvolvido por estudantes e professores universitários na cidade de Ouro Branco, Minas Gerais. Desde 2017 tal iniciativa extensionista busca viabilizar a entrada de estudantes carentes da região do Alto Paraopeba em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas por meio de aulas preparatórias ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto, idealizado inicialmente pelos discentes, é atualmente organizado pela parceria entre três entes administrativos: o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco (PMOB). Detalha-se aqui a construção desse cursinho popular universitário, bem como os desafios e as tensões que perpassam esse projeto voltado para a ampliação da educação pública, gratuita e de acesso universal.

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Biografia do Autor

Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

Bacharel e licenciado (Unicamp, 2005), mestre (Unicamp, 2009) e doutor em História (USP, 2015). Tem experiência em História do Brasil Republicano e História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, década de 1950, Guerra Fria, direitas. É professor do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), campus Ouro Branco. É coordenador da Licenciatura em Pedagogia e do cursinho Popular Integrar (IFMG/UFSJ/PMOB)

Thiago Vinícius Toledo , Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Química
Professor do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Branco

Douglas de Oliveira Costa, Universidade Federal de São João del-Rei

Engenheiro Civil
Ex aluno da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Alto Paraopeba (CAP)
douglasoc.eng@gmail.com

Aline de Souza Oliveira Capato , Instituto Federal de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Pedagogía do IFMG Ouro Branco.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

SANTOS, R. G. C. dos; TOLEDO , T. V. .; COSTA, D. de O. .; CAPATO , A. . de S. O. . INTEGRAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM CURSINHO POPULAR UNIVERSITÁRIO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 90–115, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.19449. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19449. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos