INTEGRAR
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM CURSINHO POPULAR UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19449Palavras-chave:
Cursinho popular, Universidade, Inclusão socialResumo
Historicamente, o acesso ao Ensino Superior no Brasil é marcado pela exclusão e pelo elitismo, principalmente em relação à população socioeconomicamente vulnerável. Este trabalho detalha a experiência do Cursinho Popular Integrar, desenvolvido por estudantes e professores universitários na cidade de Ouro Branco, Minas Gerais. Desde 2017 tal iniciativa extensionista busca viabilizar a entrada de estudantes carentes da região do Alto Paraopeba em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas por meio de aulas preparatórias ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto, idealizado inicialmente pelos discentes, é atualmente organizado pela parceria entre três entes administrativos: o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco (PMOB). Detalha-se aqui a construção desse cursinho popular universitário, bem como os desafios e as tensões que perpassam esse projeto voltado para a ampliação da educação pública, gratuita e de acesso universal.
Downloads
Referências
BARTELMEBS, R. C.; FRICK, L. T.; KROMBAUER, G. C.; DOS SANTOS, L. A. M.;
BAVARESCO, J.; BORTOLETTO, D. Pré-Vestibular Comunitário na UFPR: relato
de uma ação extensionista. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 1,
p. 19-24, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/
article/view/10592/pdf>. Aceso em 19 de setembro de 2019.
CAMARGO, Fernanda Furtado. Cursinhos pré-vestibulares populares e o caso
da UNESP: alguns condicionantes à sua criação e transformação. Dissertação
(Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista (UNESP),
Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2009, 118f.
CARMO, Erinaldo Ferreira et al . Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 95, n. 240, p. 304-327, Aug. 2014
. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 de agosto de
CARVALHO, M. F.; FREITAS, M. C. F. Perspectivas e desafios dos cursinhos populares da Zona da Mata Mineira. Revista ELO – Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 2,
n. 1, p. 171-182, jul. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/index.php/
elo/article/view/996. Acesso em: 5 setembro 2019.
CASTRO, Clóves Alexandre de. Cursinhos alternativos e populares. Movimentos
territoriais de luta pelo acesso ao ensino superior público no Brasil. Dissertação
(Mestrado em Geografia) – Universidades Estadual Paulista (UNESP), Faculdade
de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, 2005, 114 f.
CENSO Escolar da Educação Básica 2016, INEP, Ministério da Educação, fev.
de 2017, p. 18. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_
educacao_basica_2016.pdf . Acesso em 15/05/2018.
CASAUT, Raul da Costa. Cursinhos populares da Unesp: histórico, conquistas e
desafios. Dissertação (mestrado em Química). Universidade Estadual Paulista
(UNESP), Araraquara-SP, 2019, 179 f.
GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de; OLIVEIRA, Fabiana Mara
de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , v.
, e240031, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100225&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 de setembro de 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NASCIMENTO, D. Política de acesso ao ensino superior: uma análise dos cursinhos pré-vestibulares da UNESP. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Relatório “Education at a Glance 2017”,. Disponível em http://www.oecd.org/education/education-at-a-glance-19991487.htm. Acesso em 29/04/2018.
PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, pesquisa feita
pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a 2016. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/educacao/
-pnad-continua.html?=&t=resultados . Acesso em 01/05/2018.
ZAGO, N. Pré-vestibular popular e trabalho docente: caracterização social e
mobilização. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 8, p. 253-274, 2009.