FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TEATRO DE IMPROVISO

Produção Cultural como Ação de Extensão

Autores

  • José Luis Felicio Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Universidade de Lisboa (UL)
  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Universidade de Coimbra (UC)

Palavras-chave:

Festival de teatro. Produção cultural. Competência profissional. Teatro de improviso.

Resumo

O presente relatório de experiência tem por objetivo apresentar a produção de um festival de teatro como ação de extensão universitária no processo formativo de estudantes de ciências sociais aplicadas. No texto, são discutidas as atividades empreendidas para a execução da ação intitulada Festival Universitário de Teatro de Improviso, coproduzida pelas escolas de administração de duas instituições federais de ensino superior. O referencial teórico deste relatório engloba tanto o gênero teatral celebrado no referido evento – e discutido sob a perspectiva da competência profissional –, quanto o respaldo normativo institucional requerido para festivais de teatro classificados como ações de extensão. Os aspectos metodológicos do festival são debatidos, bem como seus resultados e, por fim, na seção de conclusão, sugerem-se diretrizes para novas iniciativas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Felicio Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Universidade de Lisboa (UL)

Bacharel em Administração (UFRJ), Bacharel em Artes Cênicas (UNIRIO), Doutor e Mestre em Administração (PUC-Rio) e Pós-Doutorando em Estudos de Teatro (Universidade de Lisboa)

Marina Dias de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Universidade de Coimbra (UC)

Bacharel em Administração (UFRJ), Mestre em Administração (PUC-Rio), Doutora em Administração (COPPEAD/UFRJ), Pós-Doutoranda em Ciências Sociais (Universidade de Coimbra)  

Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Relatos de experiência (até 15 páginas)