A PRÁTICA DO BOLETIM BAIRRO A BAIRRO NO CARRO BIBLIOTECA

Autores

  • Kathleen Carneiro Escola de Ciência da Informação, da Universidade de Minas Gerais.
  • Marina Cajaiba da Silva Horta Escola de Ciência da Informação, da Universidade de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Carro biblioteca. Boletim Bairro a Bairro. Relato de experiência. Extensão universitária. Mediação da informação.

Resumo

O Carro Biblioteca e o Boletim Bairro a Bairro são dois projetos de extensão da Escola de Ciência da Informação, da Universidade de Minas Gerais. Ambos tem por objetivo a mediação e a disseminação da informação  sendo, consecutivamente, um por meio de uma biblioteca ambulante e outro por meio de uma publicação mensal. Utilizou-se a revisão de literatura e a participação ativa no projeto para a construção do trabalho. Concluiu-se que extensão tem sido feita de maneira mecanicista e automática, afastando os usuários ao invés de aproximá-los, fugindo assim do seu objetivo e retardando o processo de transformação social. Portanto, se deve fazer um comparativo com a atuação atual do carro e repensar se as visitas e as formas de abordagem as comunidades estão sendo efetivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathleen Carneiro, Escola de Ciência da Informação, da Universidade de Minas Gerais.

Graduanda em Biblioteconomia.

Marina Cajaiba da Silva Horta, Escola de Ciência da Informação, da Universidade de Minas Gerais.

Graduada em Biblioteconomia e Doutora em Ciência da Informação. Pesquisa principalmente sobre o processo de disseminação da informação.  

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

KATHLEEN CARNEIRO; MARINA CAJAIBA DA SILVA HORTA. A PRÁTICA DO BOLETIM BAIRRO A BAIRRO NO CARRO BIBLIOTECA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 88–100, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19523. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência