O ENSINO QUE NÃO CABE DENTRO DE SALA DE AULA

PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS

Autores

  • Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Chaves Silva Nunes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação humanística; Ensino de Engenharia; Quilombolas; Evasão Universitária; Protagonismo estudantil;

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal relatar as ações desenvolvidas e as experiências vivenciadas sob a perspectiva de dois estudantes do curso de Engenharia Ambiental no projeto de extensão “Monitoramento participativo de sistemas simplificados de abastecimento de água em uma comunidade quilombola de Minas Gerais”. O projeto foi realizado no período de 16 a 27 de julho de 2016, na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, e envolveu as atividades de levantamento de informações sobre as condições de saneamento local e a construção de uma instalação domiciliar de tratamento de água. A metodologia voltou-se para descrição dos acontecimentos pré, durante, e pós viagem. Em suma, em contato com uma realidade brasileira distinta, o projeto contribuiu para formação humanística dos estudantes e foi de extrema importância para inclusão de disciplinas de extensão na grade curricular do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UFMG  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

KASANDRA ISABELLA HELOUISE MINGOTI POAGUE; JÚLIA CHAVES SILVA NUNES. O ENSINO QUE NÃO CABE DENTRO DE SALA DE AULA: PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 182–194, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19532. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência