PRÁTICA EM INCLUSÃO ESCOLAR

VIVÊNCIAS E RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Verônica Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Adrielle de Matos Borges Teixeira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Niara de Albuquerque Vianna Querino
  • Mônica de Oliveira Brito
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Nara Jesus Brito Universidade Federal da Bahia
  • Ayla Arapiraca Galvão Universidade Federal da Bahia
  • Carolina Correia Sales de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Lawanda Fiaes Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Anna Paula Freitas Brandão
  • Hevilla Pereira de Oliveira

Palavras-chave:

Extensão universitária; inclusão escolar; relato de experiência

Resumo

O trabalho apresentado objetiva compartilhar uma experiência bem-sucedida realizada a partir de um projeto de extensão universitária permanente em inclusão escolar, o qual integra as ações do grupo de pesquisa e extensão “Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais (CULTS)”, situado no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia/UFBA. Foram utilizados fragmentos de relatos de experiência elaborados por extensionistas que atuam junto a estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através da prática do Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE). Os conteúdos dos relatos demonstram as descobertas e impasses dos estudantes na tentativa de compreender e se situar na prática. A análise revela tal processo à luz da relevância da extensão universitária para a formação profissional em Psicologia.Observou-sea importânciada prática em extensão para a efetivação do processo de inclusão escolar, bem como para a formação acadêmica dos estudantes, considerando a construção de um conhecimento socialmente implicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Gomes Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e em Ciências da Educação pela Université Paris 8

 

Mônica de Oliveira Brito

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família -FESF-SUS/FIOCRUZ

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação (UFBA)

Hevilla Pereira de Oliveira

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família -PRMSF/UESC

Publicado

2020-07-31

Como Citar

VERÔNICA GOMES NASCIMENTO; ADRIELLE DE MATOS BORGES TEIXEIRA; NIARA DE ALBUQUERQUE VIANNA QUERINO; MÔNICA DE OLIVEIRA BRITO; MARIA VIRGÍNIA MACHADO DAZZANI; NARA JESUS BRITO; AYLA ARAPIRACA GALVÃO; CAROLINA CORREIA SALES DE SOUZA; LAWANDA FIAES ALMEIDA; ANNA PAULA FREITAS BRANDÃO; HEVILLA PEREIRA DE OLIVEIRA. PRÁTICA EM INCLUSÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS E RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], p. 129–164, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19537. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência