PRÁTICA EM INCLUSÃO ESCOLAR
VIVÊNCIAS E RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Extensão universitária; inclusão escolar; relato de experiênciaResumo
O trabalho apresentado objetiva compartilhar uma experiência bem-sucedida realizada a partir de um projeto de extensão universitária permanente em inclusão escolar, o qual integra as ações do grupo de pesquisa e extensão “Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais (CULTS)”, situado no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia/UFBA. Foram utilizados fragmentos de relatos de experiência elaborados por extensionistas que atuam junto a estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através da prática do Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE). Os conteúdos dos relatos demonstram as descobertas e impasses dos estudantes na tentativa de compreender e se situar na prática. A análise revela tal processo à luz da relevância da extensão universitária para a formação profissional em Psicologia.Observou-sea importânciada prática em extensão para a efetivação do processo de inclusão escolar, bem como para a formação acadêmica dos estudantes, considerando a construção de um conhecimento socialmente implicado.