DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE MICROBIOLOGIA

PARCERIA ENTRE O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI E A ESCOLA MUNICIPAL MARCÍLIO DIAS

Autores

  • Fernanda Zerbinato Bispo Velasco Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI
  • Cristiane Rosa Magalhâes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI
  • Adelto Cândido Patrício Escola Municipal Marcílio Dias
  • Marcela dos Santos Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI
  • Karina Andrade dos Reis Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI
  • Milena Lara Gomes da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI
  • Taís de Lima Brandão Fontoura Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Palavras-chave:

microbiologia; enfermagem; divulgação científica

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir de um projeto de extensão do CEFET/RJ UNED-NI em parceria com a escola municipal Marcílio Dias. Nesta proposta ocorreu uma união entre a teoria e a prática de Microbiologia, sendo possível que esses alunos desenvolvessem esses conteúdos através das práticas laboratoriais. Esses encontros intensificaram a associação entre os conteúdos teóricos e práticos, sendo abordado conceitos sobre os microrganismos, e suas estruturas microscópicas. Esse trabalho tem como objetivo promover a divulgação científica com temas relacionados à microbiologia, com o intuito de diferenciar a formação do técnico de enfermagem e de difundir saberes científicos a alunos do ensino fundamental. Isto posto, buscamos alcançar o objetivo propondo atividades e instrumentos facilitadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Docente do curso técnico de enfermagem do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, unidade descentralizada Nova Iguaçu (CEFET-NI).

Cristiane Rosa Magalhâes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Doutora em neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense-UFF, Docente do curso técnico de enfermagem do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, unidade descentralizada Nova Iguaçu (CEFET-NI).

Adelto Cândido Patrício, Escola Municipal Marcílio Dias

Docente de biologia do ensino fundamental da escola Municipal Marcílio Dias- Nova Iguaçu.

Marcela dos Santos Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Docente do curso técnico de enfermagem do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, unidade descentralizada Nova Iguaçu (CEFET-NI).

Karina Andrade dos Reis Ferreira , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Discente do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI

Milena Lara Gomes da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Discente do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI

Taís de Lima Brandão Fontoura, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET/RJ UNED-NI

Discente do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI  

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO; CRISTIANE ROSA MAGALHÂES; ADELTO CÂNDIDO PATRÍCIO; MARCELA DOS SANTOS FERREIRA; KARINA ANDRADE DOS REIS FERREIRA; MILENA LARA GOMES DA SILVA; TAÍS DE LIMA BRANDÃO FONTOURA. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE MICROBIOLOGIA: PARCERIA ENTRE O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ UNED-NI E A ESCOLA MUNICIPAL MARCÍLIO DIAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 144–154, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19539. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência