CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Vanessa Fagundes Siqueira Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Formação de professores. Resolução de problemas. Educação Básica

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da realização de uma ação de extensão universitária ofertada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do campus de Caçapava do Sul, RS. Essa atividade extensionista teve por objetivo trabalhar os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas na formação de professores. Os dados coletados – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto sua ampla potencialidade no aprimoramento profissional dos professores, com reflexões críticas sobre a sua prática pedagógica, em um ambiente coletivo de seu contexto de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Fagundes Siqueira, Unipampa
Graduada pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas -Química, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química de 2014 à 2018 e do Programa Resdiência Pedagógica em 2018.
Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa
Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.
Publicado
2020-05-30
Seção
Artigos