INTERFACE ENTRE PODER PÚBLICO MUNICIPAL E UNIVERSIDADE

O CASO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFRB NA ÁREA AMBIENTAL

Autores

  • FABIANE CORREIA DA CUNHA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA/ESTUDANTE

Palavras-chave:

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; MEIO AMBIENTE; PODER PÚBLICO; UNIVERSIDADE

Resumo

A pesquisa investigou os fatores limitantes e potencializadores das relações entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e órgãos do poder público local no âmbito dos projetos e programas de extensão universitária na área ambiental vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX). Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo exploratória, utilizando-se de uma abordagem qualitativa implementada a partir do estudo de caso, além da realização de entrevistas semiestruturada com os principais sujeitos envolvidos. Os resultados obtidos demonstraram que a relação/articulação entre a instância da UFRB, materializada nos projetos e programas de extensão e órgãos do poder público local ocasiona dentre os fatores potencializadores – a propagação das atividades e a inclusão de temas ambientais considerados urgentes para os munícipios; e dentre os limitantes – a resistência e ausência de comprometimento em firmar vínculos e o entendimento superficial sobre as verdadeiras finalidades dos projetos e programas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIANE CORREIA DA CUNHA , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA/ESTUDANTE

Graduada em Tecnologia em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2011-2015). Especialista em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional - UFRB (2015-2017). Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - UFRB (2017-2019). Tem experiência profissional na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Administração de Cooperativas e Economia Solidária. Além disso, apresenta pesquisas na área de Gestão de Políticas Ambientais e Educacionais, principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Extensão Universitária.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

FABIANE CORREIA DA CUNHA. INTERFACE ENTRE PODER PÚBLICO MUNICIPAL E UNIVERSIDADE: O CASO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFRB NA ÁREA AMBIENTAL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], p. 31–96, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19550. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos