AÇÕES DE PROTEÇÃO E DEFESA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA FAMILIAR DOMÉSTICA

Autores

  • Angela Maria Moura Costa Prates Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Ações; proteção; prevenção; violência contra a mulher; NUMAPE

Resumo

Este relato de experiência objetiva apresentar o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) como uma ação de proteção, defesa e prevenção da violência familiar doméstica contra mulheres no Município de Guarapuava – PR. Trata-se de um relato da vivência profissional no núcleo que é um projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Como metodologia, utiliza-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, de pesquisa documental e de observação participante. Durante o relato, discutimos a violência familiar doméstica contra mulheres, o processo de implantação do núcleo, a proposta de intervenção e prevenção e os principais resultados das ações. Conclui-se que o projeto de extensão tem papel fundamental na capacitação dos profissionais e na oferta de serviços à comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Moura Costa Prates, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Especialista em Formação de Professores para a Docência no Ensino Superior também pela Unicentro; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente professora efetiva do Curso de Serviço Social da Unicentro.

Publicado

2020-08-03

Como Citar

ANGELA MARIA MOURA COSTA PRATES. AÇÕES DE PROTEÇÃO E DEFESA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA FAMILIAR DOMÉSTICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], p. 458–501, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19560. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência