USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karen dos Santos Lago Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alessandra Aparecida da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maini Aparecida de Freitas Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Nádia Cristina Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Samuel Barroso Rodrigues Universidade de Itaúna
  • Camila Souza de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7032-0945

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.20330

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Infantil, Metodologias ativas, Primeiros Socorros

Resumo

O relato tem como objetivo descrever ações de um projeto de extensão cujo objetivo foi a capacitação de adolescentes escolares acerca dos Primeiros socorros em situações de emergência. Para tal feito foi utilizada a Simulação Realística como técnica de ensino-aprendizagem, tendo sido elencadas três temáticas para a realização das simulações: engasgamento, convulsões e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Ao longo dos encontros foi possível observar que  os adolescentes e seus educadores conhecem pouco sobre técnicas de Primeiros Socorros. Conclui-se que a experiência vivenciada por meio do projeto de extensão permitiu identificar que a simulação realística se constituiu em importante ferramenta de ensino-aprendizagem sobre Primeiros Socorros, sobretudo pela carência de conhecimento sobre esta temática por parte dos adolescentes e seus educadores. Tais achados reforçam a necessidade de investir de forma mais difundida sobre essa temática no ambiente escolar, fundamentando a urgente necessidade da inserção da disciplina como matéria obrigatória desde a educação infantil.

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Biografia do Autor

Karen dos Santos Lago, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica de Enfermagem do 10° período pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Integrante do Núcleo de Pesquisa Gestão, Sociedade e Epidemiologia na Enfermagem e na Rede de Atenção à Saúde (GSEERAS) de Divinópolis.

Alessandra Aparecida da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Enfermagem.

Maini Aparecida de Freitas Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Enfermagem.

Nádia Cristina Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Enfermagem.

Samuel Barroso Rodrigues, Universidade de Itaúna

Pós doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor Auxiliar I da Fundação Universidade de Itaúna. Professor Adjunto da Faculdade Pitágoras. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva, atuando principalmente em educação em saúde, saúde mental, teatro e simulações realísticas.

Camila Souza de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG) na linha Promoção da Saúde no ano de 2019. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências humanas, ano de 2015. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Mental da Liga acadêmica Insanos da UEMG, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Gestão, Sociedade e Epidemiologia na Enfermagem e na Rede de Atenção à Saúde (GSEERAS) de Divinópolis. Graduada em Enfermagem pela UFSJ. Principais linhas de atuação: saúde mental com ênfase em álcool e outras drogas e saúde mental do adolescente

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

LAGO, K. dos S. .; SILVA, A. A. da .; GOMES, M. A. de F. .; SILVA, N. C. R. da .; RODRIGUES, S. B.; ALMEIDA, C. S. de. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 116–146, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.20330. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/20330. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos