USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.20330Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Infantil, Metodologias ativas, Primeiros SocorrosResumo
O relato tem como objetivo descrever ações de um projeto de extensão cujo objetivo foi a capacitação de adolescentes escolares acerca dos Primeiros socorros em situações de emergência. Para tal feito foi utilizada a Simulação Realística como técnica de ensino-aprendizagem, tendo sido elencadas três temáticas para a realização das simulações: engasgamento, convulsões e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Ao longo dos encontros foi possível observar que os adolescentes e seus educadores conhecem pouco sobre técnicas de Primeiros Socorros. Conclui-se que a experiência vivenciada por meio do projeto de extensão permitiu identificar que a simulação realística se constituiu em importante ferramenta de ensino-aprendizagem sobre Primeiros Socorros, sobretudo pela carência de conhecimento sobre esta temática por parte dos adolescentes e seus educadores. Tais achados reforçam a necessidade de investir de forma mais difundida sobre essa temática no ambiente escolar, fundamentando a urgente necessidade da inserção da disciplina como matéria obrigatória desde a educação infantil.
Downloads
Referências
Baptista, R. C. N., Martins, J. C. A., Pereira, M. F. C. R., & Mazzo, A. (2014). Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação Introdução Métodos Sujeitos do estudo. REv. Latino Americana Enfer-magem, 22(5), 709-715. Disponível em: http://www.revis tas.usp.br/rlae/article/view/99282.
Boaventura, A. P., Mandl, S. R. M., dos Santos Moraes, E. S., Simões, C., Gaspar, A. R., & Vedovato, C. (2017). Primeiros socorros no ambiente escolar: relato de experiência na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universida-de Estadual de Campinas. Revista Saberes Universitários, 2(2), 147-158. Dispo-nível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7596.
Cabral, E. V., & Oliveira, M. D. F. A. (2019). Primeiros socorros na escola: conhe-cimento dos professores. Revista Práxis, 11(22). Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/712.
Coelho, J. P. S. L. (2015). Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, 8(1), 7. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/76/Artigo_7.pdf.
Cogo, A. L. P., Lopes, E. D. F. D. S., Perdomini, F. R. I., Flores, G. E., & Santos, M. R. R. D. (2019). Construção e desenvolvimento de cenários de simulação rea-lística sobre a administração segura de medicamentos. Revista Gaúcha de Enfermagem, 40(SPE). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pi-d=S1983-14472019000200801&script=sci_arttext&tlng=p.
Dantas, R. A. N., Dantas, D. V., SilNascimento, I. R., de Araújo, N. M., de Aquino Laurentino, A. M., Nunes, H. M. A., & de Oliveira Ribeiro, M. D. C. (2018). Aborda-gem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Enfermagem Brasil, 17(3), 259-265. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/1186.
Da Silva, L. G. S., da Costa, J. B., Furtado, L. G. S., Tavares, J. B., & Costa, J. L. D. (2017). Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: inter-venção em unidade de ensino. Enfermagem em Foco, 8(3). Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/893.
De Mesquita, T. M., de Albuquerque, R. S., Bomfim, A. M. A., da Hora Sales, M. L., & Ferreira, A. M. V. (2017). Recurso educativo em primeiros socorros no processo ensino-aprendizagem em crianças de uma escola pública. Revista Ciência Plural, 3(1), 35-50. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464/8587.
Do Nascimento Matos, D. O. O., de Souza, R. S., & Alves, S. M. A. (2016). Inclu-são da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. Revista Interdisciplinar, 9(3), 168-178. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.unino-vafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/923.
Fabri, R. P., Mazzo, A., Martins, J. C. A., da Silva Fonseca, A., Pedersoli, C. E., Miran-da, F. B. G., ... & Baptista, R. C. N. (2017). Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 51, e03218. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v51/pt_1980-220X-reeusp-51-e03218.pdf.
Ferreira, P. B., Suriano, M. L. F., & De Domenico, E. B. L. (2018). Contribuição da extensão universitária na formação de graduandos em Enfermagem. Revista Ciência em Extensão, 14(3), 31-49. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1874.
Freire, P. (2018). Autonomia da pedagogia: Saberes necessáriosa prática educa-tiva. São Paulo: Paz e Terra.
Jeffries, P. R., & Rizzolo, M. A. (2006). Designing and implementing models for the innovative use of simulation to teach nursing care of ill adults and children: A na-tional, multi-site, multi-method study. New York, NY: National League for Nursing.
Leite, A. C. Q. B., Freitas, G. B., Mesquita, M. M. L., França, R. R. F., & de Azeve-do Fernandes, S. C. (2013). Primeiros socorros nas escolas. Revista Extendere,1(2). Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/extendere/article/view/778.
Lima, V. V. (2016). Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-apren-dizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 21, 421-434. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2017.v21n61/421-434/.
Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ (2003). Manual de Pri-meiros Socorros. Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf.
Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M. D., Meirelles, C. D. A. B., Pinto-Porto, C., ... & Hoffmann, L. M. A. (2008). Meto-dologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, 13, 2133-2144. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2008.v13suppl2/2133-2144/es/.
Moura, T. V. C., de Araújo, A. L., da Silva Rosa, G., de Castro, J. J. V., & da Silva, A. R. V. (2018). Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista. Revista Ciência em Extensão, 14(2), 180-187. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1644.
Oliveira Costa, R. R., Medeiros, S. M., Martins, J. C. A., Menezes, R. M. P., & Araújo, M. S. (2015). O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaço para a Saúde-Revista de Saú-de Pública do Paraná, 16(1), 59-65.
Pereira, K. C., Paulino, J. R., Saltarelli, R. M. F., de Paula Carvalho, A. M., dos Santos, R. B., Silveira, T. V. L., & Teixeira, B. D. S. M. (2015). A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo. Re-vista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/456.
Rivera Álvarez, L. N., & Medina Moya, J. L. (2017). El prácticum: eje for-mador de la práctica reflexiva en enfermería. Hacia la Promoción de la Salud, 22(1), 70-83. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pi-d=S012175772017000100006&script=sci_abstract&tlng=pt.
Rutz, K. P., Marinho, J. C. B., & da Silva, F. F. (2018). O Trabalho Pedagógico com Si-tuações-problema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Perspec-tiva Construtivista. Acta Scientiae, 20(3). Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3485.
Sardinha, M. G. P., de Oliveira, M. F., de Carvalho, L. T., do Nascimento Soares, Y. B., Marques, C. F., de Almeida, D. P., & de Sá, F. P. (2019). Avaliação do conheci-mento em primeiros socorros aplicados à criança. UNILUS Ensino e Pesquisa, 16(44), 5-17. Disponível em: http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1154.
Troncon, L. E. A. (2007). Utilização de pacientes simulados no ensino e na ava-liação de habilidades clínicas. Medicina (Ribeirao Preto. Online), 40(2), 180-191. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/315.