VOZES DA HISTÓRIA

REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS PARA A RÁDIO UNIVERSITÁRIA

  • Rogério Arruda Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0002-7621-991X
  • Elaine Sodré Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fernanda Valim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: Rádio, Diamantina, Comunidade Universitária, Viajantes, Podcast

Resumo

O texto apresenta um relato de experiência sobre a realização do projeto de extensão “Vozes da história: contar, ouvir, refletir – lembranças e esquecimentos da história em diferentes tempos e espaços”, realizado em 2019 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG). O projeto foi construído e desenvolvido por professores e estudantes dos cursos de Licenciaturas em História e Letras com o objetivo de fomentar discussões interdisciplinares entre a história da cidade e da região, a música, a prosa, a poesia e a importância do rádio como veículo de formação, educação e entretenimento. Os resultados discutem os aprendizados e desafios encontrados pelo grupo na construção de programas para veiculação pela Rádio Universitária 99,7 FM e sua final readequação para divulgação no formato da web rádio ou outro meio da internet, através da criação de Podcasts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Arruda, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Pós-doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade Nova de Lisboa; doutor em História, mestre em Comunicação e graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus JK-Diamantina, onde leciona as disciplinas de História do Brasil Republicano e Arte, História e Cultura. Desenvolve pesquisas sobre: cultura visual, história de Belo Horizonte, história da fotografia, memória e história.

Elaine Sodré, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio de doutoramento no Departamento de Direito Constitucional da Universidad de Oviedo (Espanha). Mestre em História, área de concentração História das Sociedades Ibéricas e Americanas (PUCRS) e graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência de docência no ensino fundamental e médio, atualmente é docente do ensino superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Rio Grande do Sul, Justiça, Estado, administração judiciária e relações de poder local.

Fernanda Valim, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta de Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde atua como pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPG-CH). É doutora em Estudos Literários pela UFMG na área de concentração "Literaturas Modernas e Contemporâneas", tendo realizado parte de sua pesquisa com bolsa sanduíche concedida pela CAPES na Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. É mestre em Letras pela UNICAMP, com bolsa concedida pelo CNPq. Possui graduação em Letras pela UNICAMP e em Comunicação Social e Jornalismo pela PUC-Campinas.  Coordena do Grupo de Estudos em Literatura, Arte e Cultura (UFVJM/CNPq) e atua como colaboradora do grupo PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (UNICAMP/CNPq). Tem experiência nas áreas dos Estudos Literários, Crítica da cultura e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos temas da literatura brasileira e latino americana, gênero, feminismo, violência e indústria cultural.

Publicado
2020-07-31
Seção
Relatos de experiência (até 15 páginas)