COVID-19, UNIVERSIDADE PÚBLICA E A DEFESA DA VIDA

Autores

  • Claudia Mayorga Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Covid-19; universidade pública; extensão universitária.

Resumo

Neste ensaio, analisamos as consequências sociais da pandemia da COVID-19 no Brasil e refletimos sobre o papel e importância da universidade pública, com destaque à extensão universitária, no enfrentamento a essa crise que atinge todas as dimensões da vida social. Propomos o trabalho em rede e a política do cuidado como eixos transversais para orientar as políticas implementadas pelas universidades e indicamos duas tarefas prioritárias nesse contexto: contribuir com salvar vidas e projetar e construir o presente e o futuro, baseados na qualidade, na equidade, nos direitos humanos, na autonomia universitária, no interesse público e na solidariedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Mayorga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha (2007) com foco em estudo sobre gênero, política e feminismo. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG; é tutora PET Conexões. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2011 e 2012). Atualmente é Editora geral da Revista Psicologia & Sociedade, periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), co-editora da Revista Psicoperspectivas (Chile) e Editora da Revista Interfaces - Revista de Extensão da UFMG. Participou do comitê editorial de Scielo em Perspectiva - Humanas (2012/2013). Como editora da Revista Psicologia & Sociedade, recebeu grant da American Psychological Association (2012/2013). Áreas de pesquisa e extensão: Psicologia Social e Feminismos com os seguintes temas: gênero, relações raciais, sexualidade e política; interseccionalidade e migrações internacionais; psicologia comunitária, favela e intervenção psicossocial; políticas públicas e participação social; juventude e participação. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2020-07-31

Como Citar

MAYORGA, C. COVID-19, UNIVERSIDADE PÚBLICA E A DEFESA DA VIDA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], p. 13–30, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/24412. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios