PROJETO RESSUSCITAÇÃO

UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DE AÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Reanimação cardiopulmonar, Parada cardíaca

Resumo

A baixa probabilidade de sobrevivência das vítimas de paradas cardiorrespiratórias (PCR) em ambiente extrahospitalar é justificada pela carência de pessoas leigas treinadas para realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e pela indisponibilidade do desfibrilador externo automático em locais públicos. O projeto de extensão universitária “RessuscitAÇÃO” objetivou instruir educadores do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Belo Horizonte, Minas Gerais, quanto ao atendimento a vítimas em situação de PCR. Este trabalho é um relato de experiência das atividades de extensão, com duração de seis meses, em que estudantes universitários de cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior realizaram a capacitação de professores do EJA quanto ao atendimento primário às vítimas em PCR. Os docentes aprimoraram a qualidade do atendimento à vítima em PCR. O projeto compartilha do pensamento científico de que treinamento de leigos é uma conduta eficaz para obtenção de melhores taxas de sobrevivência às vítimas em PCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Gollner Baião, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Acadêmica de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Larissa Bagno Garcia, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Acadêmica de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Luciana Alves Silveira Monteiro, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Enfermeira do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Rosana Costa do Amaral, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Enfermeira e professora na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Leila de Fátima Santos, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Enfermeira e professora na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Referências

Avelino, B. M. A.; Ferreira, L. C. M.; Barreto, A. S.; Silva, L. K. C.; Leite, K. M.; Rocha, L. E. V., ... & da Silva Costa, J. (2020). Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56275-56280.

Bernoche, C.; Timerman, S.; Polastri, T. F.; Giannetti, N. S.; Siqueira, A. W. D. S.; Piscopo, A.; Soeiro, A. D. M.; Reis, A. G. A. D. C.; Tanaka, A. C. S.; Thomaz, A. M.; Quilici, A. P.; Catarino, A. H.; Ribeiro, A. C. D. L.; Barreto, A. C. P.; Filho, A. F. B. D. A., Filho, A. P.; Timerman, A.; Scarpa, B. R.; Timerman, B., … Sako, Y. K. (2019). Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da sociedade brasileira de cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 113(3), 449–663. Disponível em https://doi.org/10.5935/abc.20190203

Brasil. (2005). Política nacional de redução da morbimortalidade por acidentes e violências. M. da Saúde (Ed.), Regulation (Ministério). Ministério da Saúde.

Brasil. (2009). Saúde na escola. Ministério da Saúde (Ministério, Vol. 66). Ministério da Saúde.

Brasil & Ministério da Saúde (MS). (2015). Caderno do gestor do PSE.

Brasil (2021), Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS. Disponível em http://www.datasus.gov.br.

Costa, T. R. R.; Marília Taily Soliani, & Saraiva, J. F. K. (2019). Sensibilizando jovens para a prevenção da doença cardiovascular através do treinamento do primeiro atendimento à parada cardíaca : relato de experiência. Interfaces - Revista de Extensão Da UFMG, 7(1), 305–311.

Druwé, P.; Benoit, D. D.; Monsieurs, K. G.; Gagg, J.; Nakahara, S.; Alpert, E. A.; van Schuppen, H.; Élő, G.; Huybrechts, S. A.; Mpotos, N.; Joly, L. M.; Xanthos, T.; Roessler, M.; Paal, P.; Cocchi, M. N.; Bjørshol, C.; Nurmi, J.; Salmeron, P. P.; Owczuk, R., … Piers, R. (2020). Cardiopulmonary Resuscitation in Adults Over 80: Outcome and the Perception of Appropriateness by Clinicians. Journal of the American Geriatrics Society, 68(1), 39–45. Disponível em https://doi.org/10.1111/jgs.16270.

Everett-Thomas,R.; Turnbull-Horton, V.; Valdes, B.; Valdes, G. R.; Rosen, L. F.; Birnbach, D. J. (2016). The influence of high fidelity simulation on first responders retention of CPR knowledge. Applied Nursing Research, 30, 94-97. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apnr.2015.11.005.

Fan, M.; Leung, L. P.; Leung, R.; Hon, S.; Fan, K. L. (2019). Readiness of Hong Kong secondary school teachers for teaching cardiopulmonary resuscitation in schools: A questionnaire survey. Hong Kong Journal of Emergency Medicine, 26(3), 174–178. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1024907918797532.

Ferreira, C.; Carvalho, J. M.; Luís, F., & Carvalho, D. Q. (2015). Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde. Anais II Seminario de Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde (II STAES), 32–40. Bahia: Rev UNEB. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/1617.

Ferreira, M. M. de M.; Silva, B. S.; Bahiana, P. M.; Costa, R. L. L.; & Menezes, R. O. M. (2013). Ressuscitação Cardiopulmonar: Uma Abordagem Atualizada. Revista Enfermagem Contemporânea, 2(1), 70–81. Disponível em: https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.188

Ferreira Regis, C.; Da Mata Vasconcelos Silva, F.; Da Silva Santos, A. H.; Gomes da Silva, T. C.; Conceição Monteiro Lins, D.; & Marques Andreto, L. (2020). Validação de um produto técnico para avaliação de habilidades clínicas dos estudantes de enfermagem na simulação realística em atendimento pré-hospitalar. Saúde Coletiva. Barueri, 55, 2883–2896. Disponível em: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2883-2896

Galindo Neto, N. M.; Caetano, J. Á.; Barros, L. M.; Silva, T. M. da, & Vasconcelos, E. M. R. de. (2017). Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, 30(1), 87–93. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013

Gomes, E. B.; Moreira, T. M. M.; Pereira, H. C. V.; Sales, I. B.; Lima, F. E. T.; Freitas, C. H. A. de, & Rodrigues, D. P. (2012). Fatores de risco cardiovascular em adultos jovens de um município do Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Enfermagem, 65(4), 594–600. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-71672012000400007

Goyal A.; Sciammarella J. C.; Cusick A. S.; et al. Cardiopulmonary Resuscitation. (2020). StatPearls. Florida: Treasure Island: StatPearls Publishing; Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470402/

Mendes, E. V. (2010). As redes de atenção à saúde Health care networks. Ciência & Saúde Coletiva, 15(5), 2297–2305.

Marques, B. K. C.; Cruz, C. de G. da, Pinto, I. A.; Perez, J.; Passos, J.; dos Santos, J. L.; Sunye, J. L. S. M.; Moller, L. da S.; Nóbrega, L. E. da S.; Leal, L. T.; Santiago, W. V. dos A.; Magaton, V. J.; Obrecht, A.; & Szkudlarek, A. C. (2019). Educação para a saúde cardiovascular de estudantes do ensino médio. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 409–419.

Nogueira, M. de A.; Maia, B. M.; Ferreira, L. V.; Silva, A. L. de A.; de Oliveira, M. dos S. F.; do Amaral, K. R. S.; Ribeiro, L. L. P.; Rodrigues, D. de S.; Figueira, S. A. da S.; de Oliveira Junior, E. N.; Linard, R. de S.; Marinho, T. A.; Gorayeb, A. L. dos S.; Silva, E. G.; Costa, A. C.; Barbosa, S. da S.; Oliveira, J. dos S.; Barbosa, R. R. A.; Soares, L. de S., … Moita Sá, A. M. (2020). Basic support teaching for Lay People using Realistic Simulation: Reporting Extensionist activities with High School Students in the Brazilian Amazon. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, 7(4), 100–106. Disponível em: https://doi.org/10.22161/ijaers.74.11

Paiva, J.; Haddad, S.; & Soares, L. J. G. (2019). DOSSIÊ Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, 24(e240050), 1–25. Disponível em: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240050

Rodrigues, S. B.; Assis , G. D. P.; Silva, B. S., Oliveira, G. C. C. F. de.; Tavares, L. O. de M.; Amaral, G. G.; Oliveira, V. C. de.; & Guimarães, E. A. de A. . (2021). Realistic simulation in the training of nursing professionals in a vaccination room. Research, Society and Development, 10(3), e20810313314. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13314.

Rohrs, R. M. S.; Santos, C. F. D.; Barbosa, R. D. S.; Schulz, R. D. S.; & Carvalho, M. B. D. (2017). Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Revista de enfermagem UFPE online, 5269-5274.

Soar, J.; MacOnochie, I.; Wyckoff, M. H.; Olasveengen, T. M.; Singletary, E. M.; Greif, R.; Aickin, R.; Bhanji, F.; Donnino, M. W.; Mancini, M. E.; Wyllie, J. P.; Zideman, D.; Andersen, L. W.; Atkins, D. L.; Aziz, K.; Bendall, J.; Berg, K. M.; Berry, D. C.; Bigham, B. L.; … Fran Hazinski, M. (2019). 2019 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science with Treatment Recommendations: Summary from the Basic Life Support: Advanced Life Support; Pediatric Life Support; Neonatal Life Support; Education, I. Circulation 140(24). Disponível em: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000734

Song, J.; Guo, W.; Lu, X.; Kang, X.; Song, Y.; & Gong, D. (2018). The effect of bystander cardiopulmonary resuscitation on the survival of out-of-hospital cardiac arrests: A systematic review and meta-analysis. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, 26(1), 1–10. Disponível em https://doi.org/10.1186/s13049-018-0552-8

Tony, A. C. C.; Carbogim, F. da C.; Motta, D. de S.; dos Santos, K. B.; Dias, A. A.; & Paiva, A. do C. P. C. (2020). Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28(3340). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4078.3340.

Publicado

2022-07-30

Como Citar

GOLLNER BAIÃO, G. .; BAGNO GARCIA, L. .; ALVES SILVEIRA MONTEIRO, L.; COSTA DO AMARAL, R. .; DE FÁTIMA SANTOS, L. . PROJETO RESSUSCITAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DE AÇÃO E PARTICIPAÇÃO . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/26444. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos