PROJETO RESSUSCITAÇÃO
UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DE AÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Palavras-chave:
Educação em saúde, Reanimação cardiopulmonar, Parada cardíacaResumo
A baixa probabilidade de sobrevivência das vítimas de paradas cardiorrespiratórias (PCR) em ambiente extrahospitalar é justificada pela carência de pessoas leigas treinadas para realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e pela indisponibilidade do desfibrilador externo automático em locais públicos. O projeto de extensão universitária “RessuscitAÇÃO” objetivou instruir educadores do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Belo Horizonte, Minas Gerais, quanto ao atendimento a vítimas em situação de PCR. Este trabalho é um relato de experiência das atividades de extensão, com duração de seis meses, em que estudantes universitários de cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior realizaram a capacitação de professores do EJA quanto ao atendimento primário às vítimas em PCR. Os docentes aprimoraram a qualidade do atendimento à vítima em PCR. O projeto compartilha do pensamento científico de que treinamento de leigos é uma conduta eficaz para obtenção de melhores taxas de sobrevivência às vítimas em PCR.
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