FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

RELATO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES FEMININOS

Autores

  • Kelly Almeida de Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins-Palmas-TO-Brasil
  • José Vicente de Souza Aguiar Universidade do Estado do Amazonas-Manaus-AM-Brasil

Palavras-chave:

Formação de professoras, Quebradeiras de coco, Alfabetização

Resumo

Este artigo resulta do projeto de extensão EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos, com a participação de dezessete estudantes quilombolas Quebradeiras de coco babaçu na comunidade Laranjeira, município de Aldeias Altas/MA. O objetivo é descrever as ações desenvolvidas no decorrer do projeto. Realizamos a revisão da literatura que fundamentou teoricamente o curso de formação e uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo com a utilização de técnicas como observação participante, questionários e entrevistas não-diretivas. No decorrer do curso, observou-se a ressignificação de saberes das Quebradeiras de coco, das monitoras e da Coordenadora do projeto. Os resultados alcançados demonstraram que as ações desenvolvidas possibilitaram o desenvolvimento de práticas de alfabetização e letramento com as mulheres quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, a valorização da cultura popular como fonte do saber e a promoção da formação das estudantes de Pedagogia para atuação na EJA.

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Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins-Palmas-TO-Brasil


Docente do curso de matemática e dos Programas de mestrado acadêmico e profissional em Educação da UFT, do
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC, do Programa de Pósgraduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) e coordenador estadual da REAMEC.

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas-Manaus-AM-Brasil

Docente do Programa de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas,
do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e do Programa de
Pós-graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE)

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

ALMEIDA DE OLIVEIRA, K.; VIZOLLI, I. .; AGUIAR, J. V. de S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES FEMININOS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/29221. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos