FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
RELATO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES FEMININOS
Palavras-chave:
Formação de professoras, Quebradeiras de coco, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo resulta do projeto de extensão EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos, com a participação de dezessete estudantes quilombolas Quebradeiras de coco babaçu na comunidade Laranjeira, município de Aldeias Altas/MA. O objetivo é descrever as ações desenvolvidas no decorrer do projeto. Realizamos a revisão da literatura que fundamentou teoricamente o curso de formação e uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo com a utilização de técnicas como observação participante, questionários e entrevistas não-diretivas. No decorrer do curso, observou-se a ressignificação de saberes das Quebradeiras de coco, das monitoras e da Coordenadora do projeto. Os resultados alcançados demonstraram que as ações desenvolvidas possibilitaram o desenvolvimento de práticas de alfabetização e letramento com as mulheres quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, a valorização da cultura popular como fonte do saber e a promoção da formação das estudantes de Pedagogia para atuação na EJA.
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