A ATUAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO “PROJETO CONSTRUIR” – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Autores

Palavras-chave:

Projeto Arquitetônico, Ação Socioeducativa, Captação de recursos, Humanização, Interdisciplinaridade

Resumo

O “Projeto Construir: desenvolvimento com qualidade de vida e ampliação da cidadania” integra atividades de extensão no âmbito de diversos cursos da Universidade Regional de Blumenau, com propostas de projetos que buscam a integração dos espaços com saúde e bem-estar. Visa atender entidades sem fins lucrativos, principalmente comunidades organizadas desfavorecidas social e economicamente. O presente relato de experiência foi elaborado pela equipe envolvida no projeto em 2019, com o objetivo de atender às necessidades da Associação Blumenauense na Luta contra o Câncer, com projetos arquitetônicos desenvolvidos para a reestruturação e a reformulação do layout interno da sede e de um espaço de convivência na área externa. Os métodos aplicados incluíram pesquisa exploratória descritiva, caracterizada por análise qualitativa aplicada no local de intervenção. Como resultados foram elaborados projetos que proporcionaram melhorias nos espaços físicos da entidade, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida e ampliando a cidadania da comunidade atendida e de seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maris Martins Cruz Castelo de Souza Nemetz, Universidade Regional de Blumenau – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1999) e Direito (1992) pela Universidade Regional de Blumenau. Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Regional de Blumenau (2005). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau. Docente nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Regional de Blumenau. Arquiteta na empresa Módulo 2 Arquitetos, em Blumenau-SC.

Alessandro Guedes, Universidade Regional de Blumenau – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Farmacêutico. Mestre em química orgânica. Atua na área de fitoquímica, pesquisa de metabólitos bioativos e extensão universitária na área de fitoterapia e plantas medicinais. Coordenador do Projeto PROFISC/FURB. Departamento de Ciências Farmacêuticas – FURB.

Claudia Sombrio Fronza, Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Possui graduação em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003). Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora do departamento de Serviço Social da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, participação e democracia, políticas públicas com enfoque em trabalho, renda, economia solidária e previdência.

Nathana Luana Hoffmann, Universidade Regional de Blumenau – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Graduada em Engenharia Civil (2015) e Arquitetura e Urbanismo (2020) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atuou na área de desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de engenharia por sete anos e atualmente é sócia-administradora da empresa H + H Arquitetura e Engenharia.

Luiz Henrique Marchetti, Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Acadêmico de Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente estagiário pela Head Engenharia.

Stéfanie Costa Bittencourt, Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Acadêmica de Nutrição na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Cursos: Intolerâncias e Alergias Alimentares, EEP, 2018 (20hrs); Nutrition and Lifestyle in Pregnancy, Coursera, 2019 (8hrs). Experiência em extensão com os projetos: “Projeto Construir: desenvolvimento com qualidade de vida e ampliação da cidadania", FURB/ Blumenau (Voluntária 2018.1 e 2018.2); “Projeto Construir: desenvolvimento com qualidade de vida e ampliação da cidadania”, FURB/ Blumenau (Bolsista Remunerada 2019.1 e 2019.2); “Profisc: construindo qualidade de vida”, FURB/ Blumenau (Voluntária 2019.1 e 2019.2). Participante: MIPE 2018 e V Mostra Científica de Nutrição.

Bianca Kuwada Eto, Universidade Regional de Blumenau – Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bolsista do Programa Construir 2019. Estagiária remunerada no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina em Serviço Social e atua na Assistência Estudantil em estágio obrigatório.

Referências

ABLUCAN. Quem somos. Disponível em: http://ablucan.org.br/sobre-2/.

ABLUCAN. História. Disponível em: http://ablucan.org.br/historia/.

Alexander, C. (1980). A pattern language: un lenguaje de patrones: ciudades, edificios, construcciones. Barcelona, ES: G. Gili.

Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas. (2013). Manual ABERC de práticas de elaboração e serviço de refeições para coletividades. (10. ed.). São Paulo, SP: ABERC.

Cardoso, F. G.; Maciel, M. (2000). Mobilização social e práticas educativas. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília, DF: UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, módulo 4, 139-150.

Paula, J. A. (2013). A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces – Revista de Extensão, 1(1), 05-23.

Silva, C. E. G. (2010). Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica. Revista de Administração Pública, 44(6), 1301-1325.

Thiesen, J. S. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 13(39), 545-554.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

NEMETZ, S. M. M. C. C. de S. .; GUEDES, A.; FRONZA, C. S.; HOFFMANN, N. L.; MARCHETTI, L. H.; BITTENCOURT, S. C.; ETO, B. K. A ATUAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA : UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO “PROJETO CONSTRUIR” – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB). Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/31330. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos