CIRANDA DE RETALHOS

(RE)CONSTRUINDO E RESGATANDO HISTÓRIAS DE VIDA

Autores

  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior Facid | Wyden
  • Kalina Galvão Cavalcante de Araújo Centro Universitário UniFacid | Wyden - Teresina-PI-Brasil

Palavras-chave:

Pelotão Mirim, Dinâmica de Grupo, Cidadania

Resumo

Este relato de experiência trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior da cidade de Teresina, Piauí/PI. O projeto teve como objetivo realizar atividades em grupos de encontro que proporcionassem bem-estar biopsicossocial de crianças e adolescentes em situação e vulnerabilidade social nas turmas do Pelotão Mirim. O trabalho teve como público afim crianças e adolescentes na faixa de 06 anos a adolescentes de 17 anos. A metodologia usada no estudo assentou-se na realização de dinâmicas de grupos, em que foram trabalhadas questões como valorização da vida, drogas, pobreza, futuro pessoal e profissional, família, escola e relacionamentos interpessoais. Conclui-se que os encontros possibilitaram a criação de vínculos entre os participantes e a construção de novos projetos de vida que tragam margens a mudanças não somente neles, mas no bairro onde cada um se encontra inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Facid | Wyden

Discente do curso de Psicologia pela Facid | Wyden

Kalina Galvão Cavalcante de Araújo, Centro Universitário UniFacid | Wyden - Teresina-PI-Brasil

Mestra em Psicologia (Unifor), professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFacid | Wyden

Referências

Acselrad, H. (2015). Vulnerabilidade social, conflitos ambientais e regulação urbana. O Social em Questão, XVIII(33), 57-68. Amaral, A. E. V. et al. (2012). Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, 62(136), 37-52.

Bock, A. M. B.; Furtado, O.; Teixeira, M. L. T. (2018). Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva.

Cabral, M. P. G.; Neto, J. P. M.; Costa, J. P.; Jorge, M. S. B.; Caminha, E. C. C. R.; Paula, M. L. (2014). Humanização e Acolhimento em Saúde Mental: Percepção dos Usuários. Blucher Medical Proceedings, 1(2), 358-358.

Ciavatta, M. (2005). A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, 3(3), 1-20. https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122.

Conselho Federal de Psicologia. (2014). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília.

Degani-Carneiro, F.; Jacó-Vilela, A. M.; Oliveira, D. M. (2016) A formação da psicologia social como campo científico no Brasil. Psicologia & Sociedade, 28(3), 526-536.

Del Prette, A.; Del Prette, Z. A. P. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Failde, I. (2014). Manual do facilitador para dinâmicas de grupo. Campinas: Papirus Editora.

Feldman, R. S. (2015). Introdução à psicologia. Porto Alegre: AMGH Editora.

Moura, D. G.; Barbosa, E. F. (2017). Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes.

Neiva, K. M. C. (2010). Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor.

Pereira, E. G. C.; Fontoura, H. A. (2013). Dinâmicas de grupo como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas (Extra), 2737-2741.

Sawaia, B. B. (2009). Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, 21(3), 364-372.

Sawaia, B. (2017). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes.

Publicado

2022-07-30

Como Citar

XAVIER SOUSA JUNIOR, P. de T.; ARAÚJO, K. G. C. de . CIRANDA DE RETALHOS: (RE)CONSTRUINDO E RESGATANDO HISTÓRIAS DE VIDA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/33001. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos