TELERREABILITAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS CARDIOPULMONARES DURANTE PANDEMIA DA COVID

Autores

  • Bruno Alvarenga Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luana Céfora Godoy Silva
  • Izadora Grazielle Taylor Da Matta
  • Kimberly Braz Batista
  • Daniella Rocha Cardoso
  • Eduarda De Assis Oliveira
  • Mariana Rodrigues Costa
  • Fernanda de Cordoba Lanza
  • Luciano Fonseca Lemos De Oliveira

Palavras-chave:

Telereabilitação, COVID-19, Fisioterapia, Crianças, Adolescentes

Resumo

Doenças cardiopulmonares apresentam fatores limitantes em crianças e adolescentes que têm um estilo de vida sedentário, sendo necessário acompanhamento contínuo, mesmo que remoto, desses sujeitos. Este estudo tem como objetivo demonstrar como a telerreabilitação é uma ferramenta útil no tratamento de crianças e adolescentes com doenças cardiopulmonares durante o período de pandemia causada pela COVID-19, quando o acesso ao atendimento presencial passou a ser restrito. Com o isolamento social, foi implementada a telerreabilitação para os pacientes que já estavam em atendimento presencial. Pelo programa desenvolvido, foram realizados 81 teleatendimentos de maio a novembro de 2020 a 6 pacientes, na faixa etária de 10 a 19 anos, sendo 5 deles com diagnóstico de asma e um em pós-operatório tardio de transplante cardíaco. Houve dificuldades relacionadas à comunicação e ao acompanhamento dos pacientes, porém a abordagem permitiu o estabelecimento de um vínculo e a aderência dos pacientes ao tratamento. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

SOARES, B. A. .; CÉFORA GODOY SILVA, L.; GRAZIELLE TAYLOR DA MATTA, I.; BRAZ BATISTA, K.; ROCHA CARDOSO, D.; DE ASSIS OLIVEIRA, E.; RODRIGUES COSTA, M.; DE CORDOBA LANZA, F.; FONSECA LEMOS DE OLIVEIRA, L. TELERREABILITAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS CARDIOPULMONARES DURANTE PANDEMIA DA COVID. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/33431. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos