JENIPAPO PODCAST
DISCENTES E DOCENTES UNIDOS PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Palavras-chave:
pandemia, divulgação científica, extensão universitáriaResumo
O JeniPAPO podcast é um projeto de Extensão que tem o objetivo de divulgar conteúdos de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos na forma de podcasts. A equipe é composta por professoras e estudantes do
curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA. A divulgação do projeto
e a interação com os ouvintes são feitas por meio da rede social Instagram. Até a escrita deste artigo, 11 episódios foram produzidos e distribuídos gratuitamente, com um total de 968 reproduções. Dentre os temas, foram apresentadas aos ouvintes informações sobre o curso de engenharia de alimentos, processamento industrial,
rotulagem, aditivos, prazo de validade, panetone, café, sucos, gelados comestíveis. Além do conteúdo entregue ao público ouvinte, os podcasts têm sido proveitosos para os estudantes do grupo, que desenvolvem sua capacidade de pesquisa e de síntese de conteúdos na redação dos roteiros, ampliando a percepção e a construção de conhecimento mesmo longe do ambiente da sala de aula comum.
Downloads
Referências
Andrade, R. M., Morosini, M. & Lopes, D. (2019). A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto. 32(106), 117-131. Recuperado de http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470/pdf
Andrade, S. (2020, 17 de Dezembro). Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos. Imagine Educação. Recuperado de: https://educacao.imaginie.com.br/aprendizagem-entre-pares
Bittencourt, P. A. S., Albino, J. P. (2017). O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em educação. doi: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433
Braga, K. M. de M. C. (2018). Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal. RECITE Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. 3, 1-8. doi: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n1-5
Brasil. Ministério da Saúde. (2020 b). INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 75: Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados. Brasília, DF: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-in-n-75-de-8-de-outubro-de-2020-282071143
Brasil. Ministério da Educação. (2014). Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário oficial da União. Brasília, DF. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html
Brasil. Ministério da Saúde. (2020 a). RDC Nº 429, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020: Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Brasília, DF: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Recuperado de http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/3882585/RDC_429_2020_.pdf/9dc15f3a-db4c-4d3f-90d8-ef4b80537380
Canfil, D.C., Rocha, D. & Paz, C.C. (2009). Podcasts: a contribuição das novas mídias para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. In Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2009. p(15). Blumenau, Santa Catarina/Brasil.
Cossetti, M. C. (2018). O que é podcast? "Podcast é como se fosse um programa de rádio na internet”; entenda melhor de onde veio o formato que virou uma febre. [Blog]. Recuperado: https://tecnoblog.net/305606/o-que-e-podcast/
Drew, C. (2017). Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International, 54, 01-62. doi: https://doi.org/10.1080/09523987.2017.1324360
Elekaei, A., Tabrizi, H. H. & Chalak, A. (2019). Distance education and vocabulary podcasting tasks: attitude in focus. Turkish Online Journal of Distance Education. 20(2), 105-120. doi: 10.17718/tojde.557852
Feitoza, J. V. F., Oliveira, A. R. G., Batista Junior, L., Albuquerque, G. S., Santos, E. da N., & Freitas, H. F. S. (2020). Avaliação da rotulagem dos alimentos comercializados no município de Apodi – RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental. 14(1), 28-32. Recuperado de https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/download/7564/7184
Flores, A. D. M., Ribeiro, L. M., & Echeverria, E. L. (2017). A tecnologia da informação e comunicação no ensino superior: Um olhar sobre a prática docente. Revista Espacios. 38(5), 1-14 Recuperado de http://www.revistaespacios.com/a17v38n05/a17v38n05p17.pdf.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM. Recuperado de: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf
Fragelli, R. (2021, 29 de janeiro). O que é aprendizagem colaborativa?. [Entrevista concedida à Alexandre de Paula e Mariana Niederauer do Correio Braziliense] [Audio podcast] Luz aos Fatos. 2(1), 1-5. Recuperado de: https://open.spotify.com/episode/1ftiG1myhxkehECiFlNn7k
Gatti, C. R., Gonzales, E.M.M., Aires, G. I. dos S. &, Martins, T. S. (2021). Podcast Vozes do 40A: da ideia à execução. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette. 5(1), 1-11. doi:https://doi.org/10.5902/2448190462036
Gómez, A. L & Pérez. P. (2015). Aprender a se educar na era digital in: Educação na era digital A escola educativa. Recuperado de https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=nrEkBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=era+digital+aumento+volume+informa%C3%A7%C3%B5es+&ots=VHS9c20Avy&sig=P6w5WmLgQy9RmEG86q3OnvaWnQc#v=onepage&q=era%20digital%20aumento%20volume%20informa%C3%A7%C3%B5es&f=false .
Kaeppel, K. (2018, May 30). The pedagogy of podcasts. [Blog]. Recuperado de https://gcci.uconn.edu/2018/05/30/the-pedagogy-of-podcasts/
Luengas, S. A., Bolaño, M. A., Arcos, V. B., Goenaga, A. S., & Caballero-Uribe, C. V. (2009). Aplicación de nuevas tecnologías de la información en la enseñanza de la medicina. Salud Uninorte, 25(1), 150-171. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-55522009000100013&lng=en&nrm=iso
Louback, A. L. (2019, 30 de dezembro) O que é podcast? Saiba tudo sobre os programas de áudio online. Recuperado de https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/o-que-e-podcast-saiba-tudo-sobre-os-programas-de-audio-online.ghtml
Machado, S. S., Santos, F. O., Albinati, F. L., & Santos, L. P. R. (2006). Comportamento dos consumidores com relação à leitura de rótulo de produtos alimentícios. Alimentos e Nutrição 17(1), .97-103. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/49599716_Comportamento_dos_consumidores_com_relacao_a_leitura_de_rotulo_de_produtos_alimenticios
Martins, A.P. B. (Org.). (2014). Rotulagem de alimentos e doenças crônicas: percepção do consumidor no Brasil. Cadernos Idec – Série Alimentos. Recuperado de https://www.idec.org.br/pdf/rotulagem-de-alimentos-e-doencas-cronicas.pdf
OPAS. (2020). Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Recuperado de https://www.paho.org/pt/search/r?keys=oms+afirma+que+covid+19+e+agora+caracterizada+como+pandemia+Brasil
Pischetola, M. (2016). Inclusão digital e educação: A nova cultura da sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes. Recuperado de https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=P8qcDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=tecnologia+digital+na+educa%C3%A7%C3%A3o&ots=GkTA3vxAM4&sig=IDNGrcJPa9PnaZ7lj8HRyVSmn0k#v=onepage&q=tecnologia%20digital%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o&f=false.
Pontes, T. E., Costa, T. F., Marum, A. B. R. F. Brasil, A. L. D., & Taddei J. A. A. C. (2009). Orientação nutricional de crianças e adolescentes e os novos padrões de consumo: propagandas, embalagens e rótulos. Revista Paulista de Pediatria. 27(1), 99-105. doi:https://doi.org/10.1590/S0103-05822009000100015.
Primo, A. F. T. (2005). Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto. 2(13), 1-23. Recuperado de: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4210/4466
Ribeiro, M. R. P. (2020). O uso do podcast para ensino-aprendizagem: Projeto Mediar Extensão Universitária em escolas de ensino médio de Joinville / SC. In Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, SP/BR. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1731/1379
Santos, J. P. S., Leão, M. B. C., & Vasconcelos, F. C. G. C. (2015). Análise das Concepções de Licenciandos em Química sobre o uso do Podcasting como recurso didático. Revista Tecnologias na Educação, 7(12), 1-12. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/318472039_Analise_das_Concepcoes_de_Licenciandos_em_Quimica_sobre_o_uso_do_Podcasting_como_recurso_didatico
UEFS. (2019). Universidade Estadual de Feira de Santana. CONSEPE. Resolução Nº 129 de 2019: Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana. Recuperado de http://proex.uefs.br/arquivos/File/Resolucaoconsepe1292019.pdf