EDUCAÇÃO EM PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mateus Lima Ulisses Trindade Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Allysson Felipe de Farias Alexandre Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Gustavo Silva Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Beatriz Gomes Dalla Justina Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria Clara Braz de Almeida Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Luiza Helena Paula Pessoa Marques Pinheiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-1975-9995
  • Josivania Soares Pereira Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0002-2407-9417
  • Caio Augusto Martins Aires Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0001-6577-374X

Palavras-chave:

Prevenção de Doenças Transmissíveis, Educação em Saúde, Educação Infantil, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

As Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPs) representam um problema na morbimortalidade infantil. Na perspectiva de mitigá-las, as estratégias educativas em saúde, em escolas, possibilitam a ampliação dos conhecimentos das crianças sobre o autocuidado. Este artigo objetiva relatar a experiência durante a execução de
um projeto de extensão universitária desenvolvido em escolas da cidade de Mossoró-RN, entre 2018 e 2019.
As ações ocorreram em três escolas, com crianças matriculadas no 4º e 5º ano do ensino fundamental, abordando as DIPs e métodos preventivos de forma lúdica e recreativa. As intervenções consistiram em exposições dialogadas com a utilização de materiais de apoio, como amostras reais, microscópios, modelos, cartazes, jogos e oficinas. As crianças compartilharam impressões positivas, além de receberem orientações importantes relacionadas à prevenção das DIPs. Os extensionistas vivenciaram as dinâmicas e percepções no contexto de ações educativas em saúde na comunidade, configurando uma importante experiência para sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Lima Ulisses Trindade, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Allysson Felipe de Farias Alexandre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Gustavo Silva Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Beatriz Gomes Dalla Justina, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Maria Clara Braz de Almeida, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Luiza Helena Paula Pessoa Marques Pinheiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de medicina

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará

Docente do Centro de Ciências da Saúde

Josivania Soares Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Caio Augusto Martins Aires, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Referências

Araújo, J. D. de. (2012). Polarização epidemiológica no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 21(4), 533–538. https://doi.org/10.5123/S1679-49742012000400002

Boeira, V. L., Gonçalves, P. A. R. R., Morais, F. G. de, & Schaedler, V. M. (2010). Educação Em Saúde Como Instrumento De Controle De Parasitoses Intestinais Em Crianças. Varia Scientia, 9(15), p.35-43. http://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/3917

Bundy, D., de Silva, N., Horton, S., Patton, G. C., Schultz, L., Jamison, D. T., & Disease Control Priorities-3 Child and Adolescent Health and Development Authors Group (2018). Investment in child and adolescent health and development: key messages from Disease Control Priorities, 3rd Edition. Lancet (London, England), 391(10121), 687–699. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)32417-0

Cassiano, A. do N., Azevedo, I. C. de, Santos, Q. G. dos, Vale, L. D., Neto, J. B. de A., Holanda, C. S. M., & Costa, R. K. de S. (2014). Práticas educativas com mototaxistas: um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, 5(3), 113–117.

Celestino-Júnior, A. F., Matos, E. C. O., Filocreão, B. L., Silva, C. C. da, Soares, M. I. S., & Costa, R. C. L. (2017). Riscos infecciosos no ambiente escolar: relato de experiência com escolares através de metodologia ativa. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, 8(2), 128–134.

Costa, D. V. da S., Bezerra, K. de C., Alves, N. P., Façanha, M. C., Evaristo, A. C., & Luna, M. C. da S. (2015). Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: Analisando Estratégias Educativas. Revista Ciência Em Extensão, 11(1), 25–31.

Fernandes, M. C., Silva, L. M. S., Machado, A. L. G., & Moreira, T. M. M. (2012). Universidade e a Extensão Universitária: A Visão dos Moradores das Comunidades Circunvizinhas. Educação Em Revista, 28(4), 169–194.

Fernandes, S., Beorlegui, M., Brito, M. J., & Rocha, G. (2012). Protocolo de parasitoses intestinais. Acta Pediátrica Portuguesa, 43(1), 35–41. https://doi.org/10.25754/pjp.2012.639

França, E. B., Lansky, S., Rego, M. A. S., Malta, D. C., França, J. S., Teixeira, R., Porto, D., De Almeida, M. F., de Souza, M. de F. M., Szwarcwald, C. L., Mooney, M., Naghavi, M., & Vasconcelos, A. M. N. (2017). Leading causes of child mortality in Brazil, in 1990 and 2015: Estimates from the Global Burden of Disease study. Revista Brasileira de Epidemiologia, 20(25000192049), 46–60. https://doi.org/10.1590/1980-5497201700050005

Gomes, A. M., Santos, M. S. dos;, Finger, D., Zanittini, A., Franceschi, E. V., Souza, J. B. de;, Haag, F. B., & Silva, D. J. da. (2015). Refletindo Sobre as Práticas de Educação em Saúde com Crianças e Adolescentes no Espaço Escolar: Um Relato de Extensão. Revista Conexao UEPG, 11(3), 332–341. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao

Gray, D. J., Kurscheid, J., Mationg, M. L., Williams, G. M., Gordon, C., Kelly, M., Wangdi, K., & McManus, D. P. (2020). Health-education to prevent COVID-19 in schoolchildren: a call to action. Infectious Diseases of Poverty, 9(1), 81. https://doi.org/10.1186/s40249-020-00695-2

Guedes, C. F., Giacomo, C. da M., Sato, F. G., Scarcelli, I. R., & Sanches, P. R. P. (2009). Ensino , Pesquisa e Extensão na Formação em Psicologia : a experiência na Bandeira Científica. TransFormações Em Psicologia, 2(2), 32–50.

Igbokwe, U. L., Ogbonna, C. S., Eseadi, C., Nwokenna, E. N., Nnadi, E. M., Ude, M. S., & Ukwuezeh, P. C. (2019). Viewpoint on realigning the Nigerian secondary school curriculum to prevent communicable diseases. Journal of International Medical Research, 48(1). https://doi.org/10.1177/0300060519854612

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2020). Cidades e Estados. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/mossoro.html

Joventino, E. S., Freitas, L. V., Rogério, R. F., Lima, T. M., Dias, L. M. B., & Ximenes, L. B. (2009). Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência. Revista Da Rede de Enfermagem Do Nordeste, 10(2), 141–148.

Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Linard, A. M., Silva, L. D. G. S., Gonçalves, F. V., & Batista, E. C. (2018). a Estimulação Da Fala No Desenvolvimento Das Competências Cognitivas E Comunicativas Da Criança. Revista Mundi Sociais e Humanidades, 3(3), 36. https://doi.org/10.21575/25254774rmsh2018vol3n3455

Maia, A. K. H. L., Mota, C. de A. X., Silva, J. M. da, Almeida, K. F. C. de, Sena, N. P. da S., & Ferreira, T. G. D. A. (2015). Educação e Saúde: Um Relato de Experiência de Extensão Universitária do Projeto “Prevenção das Doenças Infecciosas Bacterianas e Parasitoses". Revista de Ciências Da Saúde Nova Esperança, 13(2), 83–87.

Masquelier, B., Hug, L., Sharrow, D., You, D., Hogan, D., Hill, K., Liu, J., Pedersen, J., & Alkema, L. (2018). Global, regional, and national mortality trends in older children and young adolescents (5–14 years) from 1990 to 2016: an analysis of empirical data. The Lancet Global Health, 6(10), e1087–e1099. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(18)30353-X

Mathers C. (2015). Deaths of older children: what do the data tell us?. The Lancet. Global health, 3(10), e579–e580. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(15)00094-7

Menezes, C. M. V. M. da C. (2012). Educação Ambiental: a criança como um agente multiplicador. Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Minayo, M. C. de S., & Sanches, O. (1993). Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 239–248. https://doi.org/10.1590/s0102-311x1993000300002

Neves, A. C. F. B., Soares, R. L., Barros, E. B. C., Assunção, A. K. M., & Costa, A. S. V. (2019). Ações de educação continuada com agentes comunitários de saúde do município de Pinheiro sobre diabetes mellitus e hipertensão arterial: relato de experiência. Interfaces - Revista de Extensão Da UFMG, 7(2), 126–137.

Neves, K. V. T., Santos, A. M., Souza, A. T., Brito, A. M. V., Lima, C. O., Ferreira, I. dos S., Xavier, M. R., Passos, R. M. P., Oliveira, R. de C., & Silva-Junior, R. G. C. (2015). A utilização de brincadeiras para ensino das doenças transmitidas por vetores. ExtraMuros-Revista de Extensão Da Univasf, 3(1), 39–41.

Oliveira, C. B., Frechiani, J. M., Silva, F. M., & Maciel, E. L. N. (2009). As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes nas unidades básicas da região de Maruípe no município de Vitória. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 635–644. https://doi.org/10.1590/s1413-81232009000200032

Pedraza, D. F., Queiroz, D. de, & Sales, M. C. (2014). Doenças infecciosas em crianças pré-escolares brasileiras assistidas em creches. Ciência & Saúde Coletiva, 19(2), 511–528. https://doi.org/10.1590/1413-81232014192.09592012

Rees, C. A., Hotez, P. J., Monuteaux, M. C., Niescierenko, M., & Bourgeois, F. T. (2019). Neglected tropical diseases in children: An assessment of gaps in research prioritization. PLoS Neglected Tropical Diseases, 13(1), 1–14. https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0007111

Siqueira, T. S., Cavalcante, F. A. L., DIAS M. A. S. (2013) O ensino de parasitologia e a produção de cartilhas como meio de prevenção de zoonoses. Encontro de Iniciação à Docência da UEPB; 2013. Revista ENID UEPB; 2013. v.1. Campina Grande, Brasil. Recuperado de https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4859

Souto, A. D. A. (2013). Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité-Pb. (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Cuité, PB, Brasil.

Souza-Neto, L. G., Silva, C. M., Oliveira, W. de A., Aguiar, B. R. D., & Silva, L. A. M. (2020). Ensinando sobre artrópodes na educação básica: vivências práticas de educação em saúde. Interfaces - Revista de Extensão Da UFMG, 8(1), 155–169.

World Health Organization - WHO. (2016). Global Health Estimates 2015: Deaths by Cause, Age, Sex, by Country and by region, 2000-2015. Recuperado de: https://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/estimates_regional_2000_2015/en/

Publicado

2023-07-22

Como Citar

LIMA ULISSES TRINDADE, M.; FELIPE DE FARIAS ALEXANDRE, A.; SILVA OLIVEIRA, G.; GOMES DALLA JUSTINA, B.; BRAZ DE ALMEIDA, M. C.; PAULA PESSOA MARQUES PINHEIRO, L. H.; PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR, T.; SOARES PEREIRA, J.; AUGUSTO MARTINS AIRES, C. EDUCAÇÃO EM PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34978. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos