ELABORAÇÃO DOS CURSOS DO PROJETO DE EXTENSÃO "GEST(AÇÃO) POSITIVA" EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; gravidez; parto; período pós-parto; educação em saúdeResumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como um de seus princípios a universalização do acesso à saúde e atua como porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde. No contexto gravídico-puerperal, a APS é uma referência para as usuárias, o que mostra a necessidade de promover a atenção à saúde para mulheres nessa fase da vida. Assim, o Projeto de Extensão GEST(AÇÃO) POSITIVA promoveu o intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre docentes, estudantes, comunidade e universidade, integrando atividades interdisciplinares nos atendimentos à saúde da mulher e da criança. Estudantes extensionistas foram selecionados em um edital da faculdade, realizaram pesquisas bibliográficas, escreveram roteiros e os gravaram em vídeos e podcasts. A formulação e o desenvolvimento dessa extensão beneficiaram as partes envolvidas, possibilitando uma rica formação acadêmica, bem como preencheram a lacuna deixada pela pandemia na rede de apoio às gestantes.
Downloads
Referências
BRAGA, Johnny. Gestantes participam de roda de conversa on-line promovida pela Casa de Parto de São Sebastião. In: SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. [S. l.], 12 jun. 2020. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/gestantesparticipam-de-roda-de-conversa-on-line-promovida-pela-casa-de-parto-de-sao-sebastiao/ .
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019: Vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas COVID-19, [S. l.], 5 ago. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/af_gvs_coronavirus_6ago20_ajustes-finais-2.pdf .
CARVALHO, Gilson. A saúde pública no Brasil. Estudos avançados, v. 27, n. 78, p. 7-26, 2013.
LATGÉ, Paula Kwamme; ARAÚJO, Daniela Nunes; DA SILVA JÚNIOR, Aluísio Gomes. Comunicação, educação e vigilância popular em saúde em tempos de COVID-19–a experiência das comunidades de Niterói, RJ. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 122-127, 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O que é Atenção Primária?. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção Primária à Saúde. SMP: O QUE É?. [S. l.], 2020. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee .
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de atenção obstétrica e neonatal. 2005. SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Atendimento à gestante e acompanhante. In: SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. MODULO-15-BOTOES. [S. l.], 23 jul. 2019. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/atendimento-a-gestante/ .
SEHNEM, Graciela Dutra et al. Consulta de pré-natal na atenção primária à saúde: fragilidades e potencialidades da intervenção de enfermeiros brasileiros. Revista de Enfermagem Referência, n. 1, p. e19050-e190050, 2020.
SOUZA, Maria Luciana Martins de et al. Rodas de conversas em saúde: uma estratégia de metodologia participativa no acompanhamento pré-natal de gestantes usuárias de um serviço de saúde. 2017.
TIMM, Isabella Catafesta et al. Avaliação da qualidade da assistência pré-natal em uma unidade básica de saúde do município de Pelotas– RS. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 4, p. 3729-3735, 2019.