IMPACTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE

PERCEPÇÃO DO EXTENSIONISTA

Autores

  • Larissa Mita
  • Larissa Izabela Ferreira
  • Elaine Dias Franco
  • Maira de Castro Lima Universidade Federal de São João Del-Rei

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição; Capacitação Profissional; Percepção Social, Neurociências.

Resumo

Os projetos de extensão oferecem oportunidade de transformação para a universidade, a comunidade e o universitário. Diante da importância de conhecer mais a fundo os ganhos e os benefícios oriundos dessa ação, deve-se levar em consideração a perspectiva dos extensionistas. O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a integração ensino-extensão tem repercutido na formação dos extensionistas. Uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais 10 extensionistas foram entrevistados. Para o tratamento dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que, ao se participar de um projeto de extensão, é possível se contribuir para a mudança social da comunidade em que se está inserido e, ao mesmo tempo, se desenvolver habilidades que irão contribuir positivamente para a formação social e profissional do extensionista. Conclui-se que a extensão universitária proporciona saberes necessários ao desenvolvimento e à formação profissional de um cidadão escolarizado consciente do seu papel social na sociedade.

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Publicado

2023-07-22

Como Citar

MITA, L.; FERREIRA, L. I. .; DIAS FRANCO, E.; DE CASTRO LIMA, M. IMPACTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE: PERCEPÇÃO DO EXTENSIONISTA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/35580. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos