ENSINO DE ANATOMIA HUMANA AOS BOMBEIROS MILITARES POR MEIO DE AÇÃO EXTENSIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Socorristas, Aula, Relações Comunidade-Instituição, Educação ContinuadaResumo
O Corpo de Bombeiros realiza serviços emergenciais, incluindo o resgate e o salvamento de vítimas de diversos tipos de ocorrências. A Liga Acadêmica de Anatomia (LAANAT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) teve como objetivo aperfeiçoar o conhecimento sobre Anatomia Humana dos socorristas, integrantes da 3ª Companhia/1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os temas abordados foram escolhidos com base nas ocorrências prevalentes na região, que estavam associadas ao aparelho locomotor e aos sistemas respiratório, circulatório e nervoso. Os alunos da LAANAT ministraram aulas teóricas e práticas e prepararam o material didático e um questionário de satisfação. Os resultados do questionário mostraram que todos aqueles que lhe responderam indicariam o curso para demais colegas. As respostas mais heterogêneas foram relacionadas à didática dos alunos. A ação de extensão mostrou-se promissora como instrumento de interação entre acadêmicos e comunidade externa e permitiu a instrução dos bombeiros militares quanto à anatomia humana.
Downloads
Referências
Azevedo, I. C., Vale, L. D., Araújo, M. G., Cassiano, A. N., Silva, H. S., & Cavalcante, R. D. (2014). Compartilhando saberes através da educação em saúde na escola: interfaces do estágio supervisionado em Enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 4(1), 1048-1056.
Capote, T. S. O., Gaspar, A. M. M., Gonçalves, M. A., Conte, M. B., & Bolini, P. D. A. (2015, outubro). Reflexões sobre a contribuição sócio-educativa do projeto de Extensão “Palestras e demonstrações práticas sobre Anatomia Humana”. In: 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, Marília, SP, Brasil, 8.
Castro, L. N., Casarotto, F. D., Vargas, L. S., & Mello-Carpes, P. B. (2018). Gincana Popneuro: instrução de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência. Revista Em Extensão, 17(2), 157-170.
Cavalcanti, R. S., Rodrigues, L. M. C. L., Albuquerque, U. M. L. A. C., Nascimento, J., Filho, M. T. B., Santana, M. F. S., Argolo, A. F., & Garção, D. C. (2020). O ensino de anatomia humana em escolas públicas de Sergipe como projeto de extensão universitária. Brazilian Journal of Development, 6(7), 45974-45986.
Fioruc, B. E., Molina, A. C., Junior, W. V., & Lima, S. A. M. (2008). Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista Eletrônica Enfermagem, 10(3), 695-702.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Jezine, E. (2004, setembro). As práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: Anais 2º do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Manchur, J., Suriani, A. L. A., & Cunha, M. C. (2013). A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, 9(2), 334-341.
Martins, M. L., Soares, A. L. B. R., Rocha, C. B. A., Vieira, D. S., Crahim, L. F., & Côrtes, P. P. R. (2019). A importância das ligas acadêmicas no processo de integração e acolhimento do ingressante no curso de medicina: Relato de experiência. Revista Pró-univerSUS, 10(1), 02-19.
Minas Gerais. (2017). Instrução Técnica Operacional n° 23 - Protocolo de Atendimento Pré-hospitalar [Manual]. Belo Horizonte: Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.
Minas Gerais. (2018). Manual de Bombeiros Militar – Atendimento Pré-Hospitalar [Manual]. Belo Horizonte: Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.
Oliveira, T. C., Araújo, R. D. C., Terceiro, D. A., Silva, F. J. S., Azevedo, R. B., Filho, A. A.M., & Araújo, F. R. L. (2017). Liga de Emergência da UFC: relato de experiência de um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 8(2), 83-89.
Resende, K., Machado, D., Faria, K., Sena, L., Diniz, M., & Lima, M. (2017). A importância do ensino de anatomia humana na formação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 8(3), 159-165.
Sampaio, J. P., Leite, F. R., Freitas, K. G., Ferraz, J. S. P., Alves-Junior, V. D., & Siqueira, E. C. (2019). Relato de Experiência: Projeto de Pesquisa Anatomia nas Escolas realizado no município de Vassouras. Revista Pró-univerSUS, 10(2), 24-27.
Silva, J. B. (2016). Preparação do bombeiro militar do estado de mato grosso para a reserva remunerada. Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública, 16(2), 133-158.
Silva, K. C.; & Santana, O. A. (2012, setembro). Histórias Analíticas e Pensamento Aberto – Guias para o Futuro da EAD. In: Anais do 18º Congresso Internacional ABED de EAD, São Luís, MA, Brasil.
Silva, R. S., Araújo, G. L., Osti, P. A., & Lima, F. F. B. (2019). Projeto: conhecendo o corpo humano, um relato de experiência. Brazilian Journal of health Review, 2(4), 2632-2639.
Silva, S. A., & Flores, O. (2015). Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(3), 410-417.
Silva, Z. A., Pio, T. M., & Maia, L. F. S. (2019). Trauma cranioencefálico: intervenções do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar. Revista Recien, 10(31), 46-53.
Torrejais, M. M., Soares, A., Osaku, N. O., Beu, C. C. L., & Ribeiro, L. F. C. (2009). Dez anos do projeto de extensão “conhecendo melhor o corpo humano”. In: Anais do I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente. Cascavel, PR, Brasil.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. (2012). Princípios de Anatomia e Fisiologia (12ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Yang, G. Y. H., Braga, A. C. B., Hipólito, N. C., Vieira, K. S. T., Pessanha, C. G., Abrantes, F. G., Pereira, P. S., & Corrêa, C. L. (2019). Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Revista Brasileira de Educação, 43(1), 80-86.