ENTRE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO E NA EXTENSÃO

NARRATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Daniele Noal Gai Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Milena Castro Matos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Cadore Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul
  • Miriam Chiara Pavan Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

entre experiências, artesanias da diferença, narrativas em saúde, estudantes universitários, Covid-19

Resumo

Esta escrita é uma narrativa entre experiências, que narra diferentes possibilidades e modos de se estar presente em Redes, a fim de desenvolver uma outra dimensão de cuidado, com a contribuição dos espaços virtuais criativos, construtivos e inclusivos em saúde e em educação. Em 2020, o Projeto de Extensão “Entre Artesanias da Diferença: modos de existir, narrar e aprender com a deficiência e com a loucura”, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou uma acolhida aos profissionais da saúde, pesquisadores, oficineiros, professores, estudantes e bolsistas de Norte a Sul do Brasil. Esse movimento foi um convite para estar junto, em roda, colaborando com a comunidade interna e externa da Universidade. O Projeto de Extensão seguirá oferecendo à comunidade um espaço potencialmente aberto, flexível e inclusivo. No momento em que estudamos e reivindicamos a curricularização da extensão na graduação, esse Projeto traz narrativas e possibilidades práticas e inovadoras para o cenário universitário, associando ensino, extensão e pesquisa na Universidade, haja vista os relatos dos estudantes de graduação que destacamos neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brum. Eliane. O que significa cuidar de um filho na pandemia? Jornal El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/autor/eliane-brum/. Acesso em fevereiro de 2021.

Cadore, Paula; Gai, Daniele Noal Gai et al. Artesaniando possibilidades de acolhimento de Norte a Sul: entre experiências pandêmicas na saúde e na educação. Revista Climacom. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/. Acesso em abril de 2021.

Foucault, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II. Curso College de France (1983-1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Hesse, María. Frida Kahlo: uma biografia. Porto Alegre: L&PM, 2020.

Kasprczak, Alessandra; et al. Por uma artesania dos dias: entre sonhos e mãos. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/por-uma-artesania-dos-dias-entre-sonhos-e-maos/. Acesso em: setembro de 2020.

Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

Krenak, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Larrosa, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, Editora, 2015.

Petry, Ivan. Esperançar - Paulo Freire. Youtube, 19 jan. 2021. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rdQnW5oClBo> Acesso em: 19 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

NOAL GAI, D.; MILENA CASTRO MATOS, A.; CADORE, P.; CHIARA PAVAN COELHO, M. ENTRE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO E NA EXTENSÃO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/36297. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos