IMPACTO DA LIGA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Doenças Cardiovasculares, Enfermagem Cardiovascular, Extensão Comunitária, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Objetivou-se, com este trabalho, descrever a contribuição da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) na formação dos estudantes universitários. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das vivências de discentes de enfermagem na LECARDIO, onde atuam em um hospital de referência em saúde cardiovascular no interior do estado do Ceará. A vivência acadêmica com pacientes críticos no ambiente de terapia intensiva favorece o desenvolvimento de competências para prática clínica e assistencial com foco no cuidado científico e humanizado, à medida que concilia a prática aos saberes teóricos adquiridos no curso. A participação ativa na liga em toda sua estrutura permite ao acadêmico o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de práticas, os quais são fundamentais para a formação profissional, visto que a união da teoria com a prática, por um tempo prolongado, qualifica e destaca o acadêmico, contribuindo para sua construção profissional.

 

Biografia do Autor

  • Maria Pereira Cassimiro , Faculdade Telos

    Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

  • Yandra Kelline Brandão Braga, Programa Multiprofissional de Residência em Urgência e Emergência

    Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 

  • Keila Maria de Azevedo Ponte, Universidade Estadual do Ceará

    Enfermeira, orientadora e docente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

  • Thamires Sales Macêdo, Universidade Federal do Ceará

    Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

  • Ingrid Kelly Morais Oliveira, Universidade Federal do Ceará

    Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

  • Marcos Pires Campos, Universidade Federal do Ceará

    Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Referências

Araújo, C. R. C, Lopes, R. E, Dias, M. S. A, Neto, F. R. G. X, Farias, Q. L. T. & Cavalcante, A. S. P. (2019). Contribuição das ligas acadêmicas para formação em enfermagem. Revista Enfermagem em Foco, 10 (6).http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2802.

Castro, Y. T. B. O., Rolim, I. L. T. P., Silva, A. C. O. & Silva, L. D. C. (2016). Conhecimento e significado do cateterismo cardíaco para pacientes cardiopatas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 17(1), 29-35. https://www.redalyc.org/journal/3240/324044160005/html/.

Cortez T. (2020). O indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional jurista apto a atuar nas demandas sociais. Revista Estudantil Manus Iuris, 1(1), 43 - 49. https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/rmi/article/view/9474. Acesso em: 05 ago 2021.

Farias, M. S., Oliveira, S. C., Freitas, M. C., Guedes, M. V. C., Silva, L. F. & Barros, L. B. F. (2018). Cuidado clínico de enfermagem no cotidiano de sua prática e em saúde cardiovascular. Revista de Enfermagem da UFJF, 4(1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/14019/7518.

Gomes, A. G. A & Carvalho, M. F. O. (2018). A perspectiva do paciente sobre a experiência de internação em UTI: revisão integrativa de literatura. Revista da SBPH, 21(2), 167-185. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582018000200010&lng=pt&nrm=iso.

Machado, E. R. & Soares, N. V. (2016). Humanização em UTI: sentidos e significados sob a ótica da equipe de saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1011/1167.

Malta, D. C., Teixeira, R., Oliveira, G. M. M. & Ribeiro A. L. P. (2020). Mortalidade por doenças cardiovasculares segundo o sistema de informação sobre mortalidade e as estimativas do estudo carga global de doenças no brasil, 2000-2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2(112), 152-160. https://www.scielo.br/j/abc/a/mX3zDLy43CbWt6sjm6J6GDc/abstract/?lang=pt.

Nogueira, I. S., Maldonado, R. N., Labegalini, C. M. G., Jaques, A. E., Carreira, L. & Baldissera, V. D. A. (2019). Contribuições da integração ensino-serviço-comunidade para a formação e transformação de práticas na saúde do idoso. Enfermagem Brasil, 18(2), 193-200. https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/2077/pdf.

OPAS. Doenças Cardiovasculares (2017). Organização Pan-Americana em Saúde. https://

www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=1096.

Santos, M. A. P., Dias, P. L. M. & Gonzaga, M. F. N. (2017). Processo de enfermagem sistematização da assistência de enfermagem–SAE. Saúde em Foco, 9, 679-683. http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/075_processodeenfermagem.

pdf.

Silva, C., Takei, R. F. & Rapold, I. (2018). O trabalho do psicólogo hospitalar frente ao processo de diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes cardiopatas. Revista de Trabalhos Acadêmicos - Universo Salvador, 1(3). http://revista.universo.edu.br/index.php?-

journal= 1UNIVERSOSALVADOR2 & page= article & op= viewFile & path%5B%5D= 5498 & path%5B%5D=2932.

Silva, D. A., Almeida, C. L., Capellini, V. K. & Silva, R. G. (2020) Nursing education: creation of an academic league for urgent and emergency education. Research, Society and Development, 9(3). https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2656.

Teston, E. F., Cecilio, H. P. M., Santos, A. L., Arruda, G. O., Radovanovic, C. A. T. & Marcon, S. S. (2016). Fatores associados às doenças cardiovasculares em adultos. Medicina (Ribeirão Preto), 49(2), 95-102. https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/118390/115943.

Wu, S.V., Fernandes, C. A., Silva, D. C. F., Nascimento, E. R. S., Campos, J. S. & Oliveira, J. S. S. (2020). A importância da liga acadêmica na promoção do envelhecimento saudável. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/10518/pdf

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPACTO DA LIGA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/36549. Acesso em: 24 dez. 2024.