A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CORO INFANTIL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA

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Palavras-chave:

Extensão Universitária, Coral infantil, Formação Docente, Licenciatura, Música

Resumo

O canto coral infantil é uma modalidade de educação musical que tem inserção em vários setores da sociedade, incluindo a Educação Básica. Contudo, no Brasil, a formação do professor de coro infantil se dá quase exclusivamente por meios alternativos, como em festivais de curta duração. Quando os cursos de música ofertam unidades curriculares relacionadas ao tema, estas não são sufi cientes para que essa formação aconteça. Portanto, o objetivo deste ensaio é propor que essa formação se dê por meio de programas/ projetos de extensão universitária, em cursos de Licenciatura em Música. Para tal, estabelecemos relações entre a concepção de “novo lugar para a formação docente”, de Nóvoa (2017), e as cinco diretrizes de extensão universitária (FORPROEX, 2012). Para complementar, descrevemos as ações extensionistas que podem ser implementadas, com vistas a oferecer essa formação para o licenciando em Música.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

ANDRADE, D. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CORO INFANTIL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37460. Acesso em: 29 abr. 2024.

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