GAMIFICAÇÃO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Narrativa, Ensino-aprendizagem, Estratégia de ensino

Resumo

A gamificação é uma estratégia que tem sido utilizada pelas escolas com vistas a uma participação mais efetiva dos alunos, uma vez que possui, em seu design, diversos elementos dos games, como a narrativa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância que a gamificação e sua narrativa têm para o processo de ensino-aprendizagem, tendo como base as experiências vivenciadas em uma atividade formativa, realizada com professores em formação inicial e continuada. Os resultados apontam que o uso da gamificação em sala de aula fomenta um maior engajamento e interesse dos alunos nas atividades que estejam sendo propostas, o que tem a potencialidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), na área de Educação. Doutora e Mestra em Educação (UFRN), com doutorado sanduíche na Faculdade de Educação na Universidade de Lisboa - Portugal. Graduada em Pedagogia (UFRN). Coordenadora do Laboratório de Práticas Educativas Inovadoras e Acessíveis (LAPEIA-Felcs- Ufrn). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente em discussões relacionadas ao desenvolvimento profissional de professores, práticas pedagógicas, tecnologias educacionais, organização do trabalho pedagógico e currículo.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

ARAÚJO, J. F. S. de; CARVALHO, L. dos S. GAMIFICAÇÃO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38179. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos