AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE AUTISMO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.39464

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Extensão, Profissionais da saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma ação de extensão sobre o Transtorno do Espectro
Autista. Trata-se de um estudo descritivo sobre uma atividade de extensão universitária. A ação foi realizada com profissionais da atenção primária à saúde e acadêmicos do curso de Medicina, visando discutir sobre as principais dúvidas que
esses profissionais tinham a respeito do Transtorno do Espectro Autista. A atividade ocorreu em três etapas: reconhecimento das dúvidas e inquietações acerca do TEA; planejamento e organização do material para o encontro; e realização
do encontro. Os profissionais apresentaram dúvidas sobre os sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento do TEA e formas
de comunicação com a família. A vivência dessa ação de educação em saúde permitiu espaço de discussão e reflexão
acerca do assunto. Os profissionais demonstraram interesse em humanizar seu cuidado com a criança diagnosticada
com TEA e também com sua família. Este estudo reforçou a importância da realização de ações de extensão que visam
integrar o conhecimento acadêmico produzido na universidade ao cotidiano do cuidado.

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Publicado

2024-05-17

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Artigos

Como Citar

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE AUTISMO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, p. e39464, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.39464. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39464. Acesso em: 22 dez. 2024.